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17 Mar, 2022

Planeie a venda da empresa

Planear a venda de uma empresa de forma inteligente passa por primeiro maximizar o valor do negócio. Importa também a preparação financeira a definição da estratégia de saída, ou de venda. Quer a sua empresa esteja em fase de crescimento, maturidade, ou em declínio, há várias medidas que poderá implementar para maximizar o valor e alcançar um resultado mais favorável.

O seu plano de saída tem influência direta na transição do seu negócio. Sem dúvida, que neste momento poderá ter a seguinte questão: ‘Qual o valor da minha empresa?’ Existem várias regras práticas para determinar o valor do negócio. Sendo que a opção mais recomendável será obter uma avaliação formal, fidedigna, profissional e independente. Consulte o nosso serviço de Avaliação de Empresas.

1. Identificar pontos fracos e áreas que precisam de melhorias

Com a avaliação da empresa conseguirá criar uma lista de tarefas de pré-venda, incluindo as áreas que precisam ser melhoradas e os principais pontos fortes que podem ajudar a atrair compradores. O seu objetivo será encontrar formas para aumentar o valor e maximizar as probabilidades de venda da sua empresa.

Tente colocar-se no lugar do potencial comprador e penso que poderá ser solicitado de forma a determinar se a sua empresa poderá ser uma boa oportunidade de compra. Os compradores geralmente são mais atraídos por negócios com baixo risco e oportunidades de crescimento.

2. Analise as finanças da empresa e crie uma estratégia de melhoria de valor agregado

É possível que se surpreenda com as oportunidades de crescimento e valorização que existem para a sua empresa. Este é o momento de descobrir formas de valorizar e aumentar o valor do seu negócio, e a 1ª etapa de avaliação da empresa é fundamental para concretizar esse objetivo. Mesmo que a sua empresa esteja em declínio, poderá ter ativos diversos com valor, entre os quais ativos imobiliários valiosos com localização privilegiada.

Se por exemplo, tiver um negócio de restauração, comércio ou prestação de serviços, tem uma excelente oportunidade de o potenciar com uma forte presença digital mostrando o seu potencial de valorização através do e-commerce e dos canais digitais. A utilização dos canais digitais acelerou drasticamente nos últimos anos e mais clientes esperam que as empresas ofereçam algum tipo de serviço virtual ou online, ou possuam uma presença ativas nas principais redes sociais.

3. Considere o que fará após vender o seu negócio

Muitos empresários passaram anos a depender dos rendimentos da empresa para sustentar os seus estilos de venda e pagar as suas despesas pessoais e familiares. Pense como conseguirá sustentar-se após a venda da sua empresa. Se a sua ideia for vender a sua empresa e reforma-se, conseguirá obter os recursos suficientes para assegurar o pagamento das suas despesas?

Este é o momento certo para planear a venda da sua empresa e aumentar o valor do seu negócio para receber melhor retorno possível com a sua venda.

Além disso, considere o futuro da sua empresa. Talvez agora seja a hora de pensar em algum familiar ou funcionário que possa estar interessado em assumir o seu negócio. Pode decidir também se gostaria de permanecer como funcionário ou consultor após a venda. Ou poderá querer sair de uma vez por todas. A decisão será sempre sua.

Se optar por vender a sua empresa agora ou fazer as melhorias necessárias para atrair mais interessados, ter um plano de saída é uma ótima forma de avaliar a condição do seu negócio e criar um plano de ação para o futuro. Afinal, sempre vale a pena estar preparado. Quando menos esperar, poderá ser abordado com uma proposta para a compra da sua empresa.

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Caso necessite de ajuda, saiba mais acerca dos nossos serviços de Avaliação de empresa e Venda de Empresas. Asseguramos todas as etapas do processo e a total confidencialidade. Avaliamos e Vendemos a nível internacional.

A Mercal faz parte da rede internacional IMCN.

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