desde 1996 a criar parcerias de futuro.

4 erros a evitar ao Vender a sua Empresa
08 Mar, 2021

Erros ao Vender Empresa

Todos os dias, sobretudo os proprietários de pequenas empresas cometem erros drásticos na venda das suas empresas e perdem muito dinheiro no processo. Todo o seu trabalho árduo e investimento de longo prazo é perdido.

Esses erros costumam ser facilmente evitáveis. Certamente que sonhou no passado em ter a sua própria empresa e desejou construí-la para alcançar o sucesso – para no futuro obter a recompensa através da venda da empresa de forma bem-sucedida. Contudo, o processo de venda não é tão fácil quanto pode parecer. Neste artigo, descrevemos quatro dicas para ajudá-lo a evitar algumas armadilhas na venda de empresas, deceções e perda de dinheiro.

Caso necessite de ajuda, saiba mais acerca dos nossos serviços de Avaliação de Empresas e Venda de Empresas.

Erro 1: não planear com antecedência ou esperar muito tempo para vender

Esperar muito tempo ou não planear com antecedência pode fazer com que muitos proprietários de empresas percam a “janela de oportunidade”. Pode levar em média dois anos para vender uma pequena empresa. Portanto, o planeamento de longo prazo é a chave para qualquer venda de negócios bem-sucedida. Ao manter os registos atualizados, um histórico da empresa detalhado e um portfólio de vendas atualizado e disponível, fará o seu planeamento poder compensar.

A falta de planeamento da sucessão é outro grande erro cometido por muitos empresários. Mesmo se não tiver um sucessor que seja um familiar, deverá à mesma pensar na sucessão, poderá ser um funcionário de confiança e que possa ter sido preponderante para o crescimento da empresa.  

Este facto é importante para não demonstrar aos potenciais compradores que existe desespero por não existir um sucessor definido, e dessa forma não afetar as negociações de venda.

Erro 2: Não contratar uma consultora de M&A para tratar da venda

Encontrar a empresa de consultoria de M&A certa é fulcral para ajudá-lo a vender a sua empresa com sucesso. Contratar o consultor ou a empresa errada, pode custar tempo e dinheiro a longo prazo.

Erro 3: Pedir demasiado ou pouco para a venda da sua empresa

Definir um preço muito alto ou irreal para uma empresa pode levar a um “beco sem saída”. Esperar obter o melhor lucro da venda da empresa, esperado que os investidores aceitem levar a sua vida inteira para recuperar o valor investido,  apenas levará à frustração de não aparecerem compradores interessados com propostas concretas, e por conseguinte ao insucesso da venda.  

Tenha em consideração o seu setor, negócios semelhantes, a situação económica e o mercado, e seja realista na definição do preço de venda e nas suas exigências. O mais recomendável será que contrate uma empresa especialista em avaliação de empresas, de forma que possa obter uma avaliação realista, rigorosa e imparcial da sua empresa. Outro erro é colocar o preço de venda muito baixo.

Frequentemente, muitos empresários tentam vender as suas empresas por valores baixos porque estão esgotados, sofrem de uma doença ou simplesmente estão desesperados. Faça a sua lição de casa primeiro. Ouça brokers e consultores de M&A. Faça pesquisas sobre vendas de outros negócios antes de tomar decisões com base apenas nas suas emoções.

Erro 4: Vender a sua empresa para o comprador errado

Aceitar a primeira oferta pode não ser uma escolha sábia. Esta pode não ser necessariamente a sua MELHOR oferta. O novo proprietário pode não ter experiência em negócios, ter uma mente fechada ou ser um péssimo líder. A lista continua e continua.

Um empresário bem-sucedido torna tudo mais fácil, mas mude essa combinação e o desastre pode acontecer e uma empresa pode falir após anos de sucesso devido à falta de critério na venda de empresas.

Avalie as suas opções e faça a melhor escolha a pensar no longo prazo. Pergunte a si mesmo: Este é o melhor comprador para comprar e gerir o meu negócio? Conseguirá perceber rapidamente como o negócio funciona e aprender como comercializar com eficácia?

Quando a venda de empresas ocorre conforme planeado, é gerada uma tremenda oportunidade para os proprietários das empresas e o sucesso e futuro das empresas ficam salvaguardados.

Contacte-nos

Caso necessite de ajuda, saiba mais acerca dos nossos serviços de Avaliação de empresa e Venda de Empresas. Asseguramos todas as etapas do processo e a total confidencialidade. Avaliamos e Vendemos a nível internacional.

A Mercal faz parte da rede internacional IMCN.

  

Adicione um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

✅ Select 16 Languages