desde 1996 a criar parcerias de futuro.

5 dicas para vender a sua empresa em 2021
18 Dez, 2020

Vender Empresa em 2021

Planeia vender a sua empresa em 2021? Vender a empresa poderá estar ou não neste momento nos seus planos. Saiba porque apesar da situação do Covid-19 não deve adiar o início do processo de venda, caso seja esse o seu plano.

Para alguns empresários, a sua prioridade poderá passar por desenvolver a empresa, aumentar a rentabilidade, equilibrar as contas, motivar, e liderar a sua equipa de recursos humanos para alcançar os objetivos pretendidos.

No entanto, é importante ter sempre em mente um dia puder vir a vender a empresa para receber um prémio por todo o seu esforço e investimento. O objetivo final passará pela venda da sua empresa a um bom valor. Portanto, é importante que pense e planei como poderá valorizar o valor da sua empresa. Importa por isso efetuar uma avaliação rigorosa da sua empresa para que compreenda o valor atual da mesma, a sua situação e eventuais medidas para a valorização da sua empresa.

O Relatório de Avaliação permitirá também ao nível do seu plano estratégico, que possa definir KPIs para atingir o valor de avaliação pretendido e que considera justo, e dentro do aceitável no mercado, pela venda da sua empresa. Sem esquecer contudo, que o valor de avaliação poderá não ser o valor de venda, pois dependerá sempre das propostas efetuadas pelos potenciais compradores e do processo negocial.

  1. Mantenha a sua empresa organizada e limpa

Um dos aspetos importantes que precisa saber no caso de planear a vender empresa, é que necessita de ter a informação contabilística, financeira e comercial devidamente organizada e clara. Por exemplo, reserve um tempo para controlar as despesas com precisão e categorizá-las corretamente.

Pense também que os interessados na sua empresa irão necessitar de compreender de forma clara a demonstração de resultados da sua empresa. A organização e transparência da informação a todos os níveis irão posicionar a sua empresa para uma venda bem-sucedida.

  1. Forme uma equipa de recursos humanos que não dependa de si

Pode ser tentador esforçar-se demasiado – especialmente quando está no estágio inicial de crescimento do seu negócio. Mas é imperativo que encontre recursos humanos qualificados e dedicados o mais rápido possível. A sua empresa necessita de funcionários confiáveis. Pois eles poderão executar as tarefas com elevado desempenho, lidar e resolver os problemas diários e aliviar parte do stresse da carga de trabalho existente. No entanto, eles também são importantes para o sucesso da venda da sua empresa. Pois a sua empresa seguirá em frente sem si, e dessa forma é fundamental demonstrar aos compradores que a empresa consegue na sua ausência trabalhar autonomamente, e que não está inteiramente dependente de si e do seu trabalho diário para a obtenção de resultados.

O comprador provavelmente não substituirá todos os funcionários. Portanto, precisa certificar-se de que os funcionários têm a formação e experiência necessária para cumprir as suas responsabilidades autonomamente, independentemente da sua presença na empresa. A existência de um manual interno de procedimentos poderá ser um importante documento auxiliar ao exercício das funções dos colaboradores de forma autónoma e eficaz.

Uma adequada política de recursos humanos com a liderança certa e um conjunto de incentivos ao bom desempenho são elementos importantes para fidelização de recursos humanos. Um fator importante para a valorização e crescimento da sua empresa.

Se contratar candidatos qualificados e investir na sua formação contínua, eles serão capazes de cumprir suas funções e garantir que a empresa opere perfeitamente a sua atividade.

Este fator é particularmente atrativo para potenciais compradores porque reduzirá o investimento que terão que fazer nos recursos humanos após a aquisição. Desta forma, tornará mais fácil gerir quaisquer mudanças de funcionários ou na atividade da empresa que possam vir a ocorrer.

  1. Saiba em que momento deve vender a sua empresa

Depois de decidir que gostaria de vender a sua empresa, importa saber qual o melhor momento para vender. Por norma, as fases de crescimentos da empresa são as melhoras alturas para vender a empresa, pois os resultados obtidos irão se refletir na avaliação da empresa. Contudo existem diversos motivos pelos quais fará sentido também vender a sua empresa, independentemente da situação da mesma.

Importa assim efetuar primeiro a avaliação da empresa para depois então tomar uma decisão e planear a sua empresa para a venda.

  1. Aprenda a negociar com eficácia

A capacidade de negociar é fundamental para os negócios – mas é ainda mais importante para as conversas difíceis que vêm com a venda de uma empresa. Nesse processo exigente, precisará falar com vários intervenientes, empresas e outros possíveis compradores – e essas discussões podem se complicar. Se pretende vender a sua empresa, e não tem experiência poderá ser recomendável que contrate uma empresa para tratar de todo o processo por si.

Poderá se deparar também com a situação de potenciais compradores efetuarem propostas com um valor de aquisição baixo. O que irá exigir negociações frias, sem emoções, e de forma firme e eficaz, mas ao mesmo tempo assertivas. Conseguir fechar o acordo por um valor aceitável para ambas as partes, sem a existência de ruturas, é um processo complexo e exigente.

  1. Descubra como dizer adeus à sua empresa

A última etapa da preparação da sua empresa para a venda é saber qual será a sua função na empresa, caso opte por continuar a exercer funções. Se decidir permanecer após a venda, a sua função não será a mesma. Se for essa a decisão, reserve um tempo para aprender exatamente como serão as suas novas responsabilidades e reconciliar as diferenças.

Caso pretenda deixar a empresa completamente após um período de transição acordado, o que recomendamos, nesse cenário precisa aprender a dizer um adeus final à sua empresa antes de partir para uma nova aventura. É importante observar que vender a sua empresa poderá ser muito emocional – mesmo que seja o que realmente deseja fazer. Afinal, pode ser difícil desligar a conexão especial que sente com a empresa para a qual trabalhou uma vida inteira.

Se for esse o seu caso, recomendamos que se lembre de todos os objetivos que alcançou, como alguns indicadores de crescimento, e até o simples fato de estar vendendo a sua empresa. Delicie-se com seus feitos, prepare-se para uma mudança na sua vida, em seguida, pare um pouco para descansar e debater a sua próxima ideia empresarial.

Vende empresa com sucesso

Resumindo, vender empresa com sucesso dependerá de vários fatores, assim como o tempo que poderá levar à conclusão do processo que poderá ir até 24 meses. Os setores podem passar por altos e baixos, os modelos de negócios podem ter sucesso e declinar. Em última análise, as táticas que funcionam para uma empresa podem não funcionar para outro negócio. Principalmente dependendo do tipo de empresa e do mercado atual.

Ao seguir as etapas abaixo, terá uma empresa organizada que desenvolve a sua atividade de maneira harmoniosa e eficiente, e melhor preparada para venda bem-sucedida.

  • Rastreie os resultados operacionais da empresa e mantenha a informação interna organizada e limpa;
  • Forme os seus funcionários para trabalhar de forma eficiente e autónoma;
  • Entenda quando poderá ser um bom momento para vender;
  • Aprenda a negociar;
  • Aprenda a dizer adeus à sua empresa.

Esses elementos serão a chave para descobrir o comprador certo, para levar a sua marca a um nível ainda mais alto de sucesso.

Caso necessite de ajuda profissional, saiba mais acerca dos nossos serviços de Avaliação de empresa e Venda de Empresas. Asseguramos todas as etapas do processo e a total confidencialidade. Avaliamos e Vendemos a nível internacional.

A Mercal faz parte da rede internacional IMCN.

Adicione um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *