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Vender empresa
08 Jul, 2020

6 aspetos antes de vender

Vender uma empresa nunca é um processo fácil ou simples. No entanto, as recompensas podem ser ótimas e, finalmente, transformadoras, por isso, se decidir vender a sua empresa, há seis aspetos importantes que precisa estar ciente de que o ajudarão a preparar e maximizar a probabilidade de sucesso.

1. Os compradores não pagam mais pelo potencial

Regularmente falamos com empresários que acreditam ter uma mina de ouro em potencial e esperam obter um alto preço de venda apenas com base no potencial percebido. Na realidade de mercado, quando se tratar de vender uma empresa não é assim que funciona. Se uma empresa é simplesmente um conceito sem faturação registada e sem clientes, não há valor aos olhos da grande maioria dos potenciais compradores. Na verdade, os compradores querem adquirir empresas bem-sucedidas, e em muitos casos com registo de crescimento nos últimos três anos.

2. Os compradores estão interessados ​​no EBITDA, não no Volume de Negócios

Outro equívoco comum é que os compradores ficam impressionados com os números do Volume de Negócios. Claro, eles podem parecer bons, mas quando se trata apenas do número que importa é o EBITDA que uma empresa gera, ou seja os Lucros registados antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

3. Não viva no passado ao decidir vender uma empresa

O sucesso passado de uma empresa é em grande parte irrelevante no momento da venda, principalmente se estiver em dificuldades no último ano. Os compradores estão interessados ​​no desempenho recente, nos últimos três anos, e na sustentabilidade e viabilidade futura do negócio, especialmente se a atividade for desenvolvida num setor dinâmico, como por exemplo na área de IT ou de Plataforma Digitais.

Geralmente, ouvimos alguns empresários a falarem sobre o sucesso dos seus negócios no passado após uma queda nos últimos anos referido que “tudo o que precisa é de um pouco de trabalho para voltar aos trilhos”.

Infelizmente, os compradores não analisam dessa forma. Muitos investidores não estão interessados ​​em viabilizar e recuperar empresas, especialmente se o valor de avaliação estiver sobrevalorizado.

Os compradores gostam de ver números crescentes de faturação e lucro.

4. Honestidade é a melhor política

A verdade sempre virá à tona; portanto, seja sincero sobre tudo desde o início. Investidores experientes entendem que todas as empresas terão aspetos positivos e negativos. Não existe um negócio perfeito.

Se for honesto e transparente desde o início, diminui o risco de insucesso, porque se o comprador descobrir algo grave durante a due diligence, que foi omitido intencionalmente poderá colocar em causa a conclusão do negócio. Honestidade é a melhor política em todas as transações comerciais, e vender empresas não é diferente neste aspeto.

5. Espere responder a muitas perguntas

A maioria dos compradores irá solicitar muitas informações e efetuar inúmeras questões sobre o seu negócio. O que fará com que perca muito tempo, e a sua inexperiência poderá levar a perder oportunidades de negócio, o que pode ser um desperdício de tempo significativo da sua parte, assumindo que conseguirá por si próprio gerar interessados.

A situação mais recomendável é que contrate uma empresa especializada em Venda de Empresas que trate de todo o processo por si. Serão eles que irão tratar de todas as etapas da venda da empresa e, entre outras tarefas, serão responsáveis por responder aos investidores a todas as questões colocadas, valorizando e defendendo convenientemente os seus interesses e a sua empresa.

Vender uma empresa por si mesmo levará a muitas perguntas – e por isso precisa de estar preparado para responder a todas as questões e pedidos de informação.

6. Nunca julgue um comprador

Nunca se sabe com quem está lidando ou o poder de compra que eles possuem. Alguém que pergunte o que parece ser uma pergunta simples, poderá ser um comprador novo para o setor específico e com bolsos profundos para investir. Os compradores experientes costumam questionar o vendedor com uma série de perguntas, na tentativa de verificar inconsistências e sinais de alerta.

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A Mercal faz parte da rede internacional IMCN.

 

Leia também o nosso artigo sobre 7 etapas para vender a sua empresa. 

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