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18 Out, 2017

7 etapas nas exportações

A exigência ao nível do processo de exportações leva a necessidade de que sejam postos em prática diversos elementos. Saiba algumas das etapas que deverá percorrer.

É preciso compreender que a decisão estratégica de exportar significará concorrer com empresas rivais internacionais nos seus próprios mercados, o que torna um processo muito exigente e competitivo.

Contudo, são cada vez mais as empresas portuguesas que optam por esta via para fazer crescer os seus negócios, sendo que em 2016 o peso das exportações no PIB foi de 42,2%, prevendo-se que em 2021 atinja os 50%.

A sua empresa produz produtos ou serviços que poderão ser internacionalizados?

Se tem interesse em diversificar e fazer crescer a sua atividade para os mercados internacionais conheça 7 etapas que deverá ter em consideração no processo de internacionalização.

Contacte-nos agora e agende uma reunião. Internacionalizamos a sua empresa nos diversos mercados internacionais!

1. Plano de Marketing Internacional

O Plano de Marketing Internacional é essencial para o êxito das suas ambições. É imperioso conhecer os mercados, o modo de entrada, definir a estratégia, definir KPIS e garantir a implementação do plano.

Assim, o Plano de Marketing Internacional é importante do ponto vista estratégico, para a administração, direção de marketing e direção financeira, assim como para a parte operacional, os colaboradores que executam a estratégia. O Plano ajuda ainda a responder às seguintes questões:

  • Para Onde?
  • Como?
  • O que vender?
  • A quem?

2. Diagnóstico da empresa

Antes de iniciar o processo de internacionalização é importante saber se a empresa possui as condições de viabilidade ao nível da estratégia, financeiro e ao nível dos recursos técnicos para desenvolver o processo de exportação com êxito. Poderá solicitar o apoio de uma empresa de consultoria para efetuar um diagnóstico completo da empresa. Devendo ser verificado se a empresa possui condições competitivas para exportar, se possui os produtos, recursos humanos e financeiros apropriados.

3. Produto

O facto dos produtos da sua empresa serem bem-sucedidos a nível nacional, não significa que também terão uma boa aceitação por parte dos consumidores nos mercados externos para onde deseja exportar.

Para que a sua empresa possa ser competitiva nos mercados internacionais, é necessário adaptar os produtos ou serviços às exigências e expectativas dos consumidores desses locais.

4. Mercados

É necessário fazer a prospecção dos mercados que poderão ter mais interesse e melhores oportunidades de negócio atendendo ao setor de atividade da sua empresa. Nesta etapa, será importante participar em feiras ou em missões empresariais, ou contactar com empresas de consultoria que conheçam a realidade dos diversos mercados internacionais.

5. Marca

A escolha da marca e o registo nos mercados externos são dois fatores muitos importantes. A marca deverá ter consideração a cultura desses países. Certos termos poderão ser ofensivos em países islâmicos e asiáticos. Marcas em português têm também maiores dificuldades de penetração devido às diferenças linguísticas em certos mercados.

6. Preço

É essencial estudar e definir o preço de forma a que sejam refletidos os custos com o ajustamento do produto, campanhas de marketing, custos de transporte e administrativos e outras despesas. Assim, como é importante considerar variáveis relacionadas com a procura e a concorrência, de forma a que o preço seja competitivo, tendo também em consideração a estratégia definida pela empresa.

7. Formas de entrada

O método direto ou indireto são as formas de entrada nos mercados externo através de exportação. No método direto é necessário escolher um distribuidor ou agente para representar a empresa nos mercados internacionais. Já no método indireto existe uma delegação da responsabilidade das vendas a outra empresa localizada nesses países.

A Mercal Consulting Group faz parte da rede internacional IMCN, tendo presença a nível mundial. Ajudamos a sua empresa em todas as fases do processo de internacionalização garantindo o sucesso das suas operações.

Contacte-nos agora e dê o próximo passo para o crescimento da sua empresa!

 

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