7 Etapas ao Vender Empresa
Vender uma empresa é um processo complexo que envolve várias considerações prévias, e o grau de complexidade dependerá da dimensão e do setor de atividade da sua empresa.
Dependendo da sua capacidade para desenvolver profissionalmente o processo e assegurar a confidencialidade do mesmo, poderá exigir a contratação de uma empresa especializada na Venda de Empresa, pois trata-se de um processo que exigirá muito tempo e recursos necessários para ser bem-sucedido.
Numa primeira fase, é importante avaliar a sua empresa de acordo com métodos de avaliação aceites internacionalmente, pois muitos dos investidores que estarão interessados na sua empresa poderão ser estrangeiros e irão “analisar à lupa os números”. Não basta meramente avaliar a sua empresa, é importante que a Avaliação da Empresa seja defendida, demonstrada e sustentada através de um relatório avaliação completo e fidedigno para apresentação aos investidores sobre a oportunidade de negócio.
Salientamos contudo que é importante por diversos motivos, não desenvolvidos neste artigo, assegurar a total confidencialidade do processo. Dessa forma numa primeira fase deverá apresentar um Teaser aos investidores com informações relevantes mas que não permitam identificar a empresa, de forma a não afetar a sua atividade.
No presente artigo, descrevemos sucintamente 7 fatores que estão direta e indiretamente relacionados com o sucesso da venda.
1. Motivo de Venda da Empresa
Decidiu vender o seu negócio. Qual o motivo? Essa é uma das primeiras perguntas que um potencial comprador fará.
Os proprietários geralmente vendem os seus negócios por um dos seguintes motivos:
- Reforma;
- Desentendimentos entre sócios ou familiares;
- Doença ou morte;
- Cansaço;
- Alteração de objetivos pessoais;
- Alguns proprietários consideram vender o negócio quando ele não é lucrativo, mas isso pode dificultar a atração de compradores.
- Existem muitos atributos que podem tornar sua empresa mais atraente, incluindo:
- Aumento dos lucros;
- Histórico de venda consistente;
- Uma forte base de clientes;
- Um contrato importante que se estende por vários anos.
2. Preparação para Vender Empresa
Prepare-se para vender empresa o mais cedo possível. A preparação prévia ajudará a melhorar os resultados financeiros, a estrutura de negócios e a base de clientes para tornar o negócio mais rentável. Essas melhorias também facilitarão a transição para o comprador e manterão o negócio funcionando sem problemas.
3. Avaliação da Empresa
Em seguida, deverá determinar o valor da sua empresa de forma a garantir que não está a valorizar ou desvalorizar em demasia. Contrate uma consultora especializada em Avaliação de Empresa para obter uma avaliação completa, credível e fidedigna da sua empresa. O Relatório de avaliação compilará uma explicação detalhada do valor da empresa. O documento trará credibilidade ao valor pedido e pode servir como um medidor para o preço a pedir pela venda da empresa.
4. Deverá contratar uma consultora para o processo de Venda da Empresa?
Vender por si mesmo a empresa permitirá economizar dinheiro e evitar pagar a comissão de venda. Poderá também ser uma opção para quando a venda é feita a um membro da família ou a um funcionário de confiança.
Na maioria das circunstâncias, um corretor pode ajudar a libertar tempo útil, permitindo a si dedicar-se inteiramente a manter os negócios em funcionamento e a assegurar a venda silenciosa e confidencial.
Contratar uma empresa de consultoria para tratar do processo de Venda de Empresa, poderá permitir também conseguir um valor mais alto pela venda da empresa decorrente do processo negocial, maximizar o número de potenciais interessados e diminuir o tempo de venda da empresa. Assim como assegurar todos os aspetos contratuais e legais não menos importantes.
Recomendamos que exponha as suas expectativas numa fase inicial e mantenha uma comunicação constante ao longo do processo de Venda da Empresa.
Se quiser tratar por si próprio de todo o processo, opção que não recomendamos e que apenas fará sentido para micro empresas, em alternativa a contratar uma consultora poderá publicar um anúncio num portal de venda de empresas.
5. Preparação de documentos
Reúna as suas demonstrações financeiras e declarações fiscais dos últimos três a quatro anos e reveja com o seu contabilista. Além disso, desenvolva uma lista de equipamentos e ativos que estão sendo vendidos com a empresa. Desenterre também toda a documentação que seja relevante. Crie cópias desses documentos para distribuir aos potenciais compradores financeiramente qualificados.
O seu dossier de informações também deve fornecer um resumo descrevendo a sua atividade e o seu histórico. É importante também garantir que a empresa esteja apresentável.
6. Encontrar um comprador
A venda de uma PME pode levar entre seis meses e dois anos. Encontrar o comprador certo pode ser um desafio, e o mesmo poderá estar noutro país. Tente não limitar as suas ações de promoção de forma a atrair o maior número de potenciais compradores possíveis, e a aumentar as probabilidades de vender a sua empresa no menor espaço de tempo possível.
Siga as seguintes sugestões:
- Consiga no mínimo dois a três potenciais compradores efetivos. Se optou para tratar do processo por si próprio, pode por exemplo publicar um anúncio num portal de venda de empresas internacional, para tentar gerar vários interessados de diferentes origens e perfis. contudo, aconselhamos que contrate uma consultora especializada como a Mercal, pois lidar com os investidores e com todo o processo é muito complexo e vai exigir muitos recursos, tempo e conhecimento especializados em áreas diversas de forma a que consiga concretizar o negócio com êxito.
- Mantenha o contato com os potenciais compradores;
- Prepare-se para ser “bombardeado” com questões sobre a sua empresa por parte dos investidores;
- Descubra se o potencial comprador tem capacidade financeira, antes de fornecer informações sobre a sua empresa. Será importante também previamente celebrar um NDA de forma a salvaguardar a confidencialidade.
- Deixe algum espaço para negociar, mas mantenha-se firme a um preço razoável.
- Coloque quaisquer acordos por escrito. Os potenciais compradores devem assinar um contrato de não divulgação / confidencialidade para proteger as suas informações.
- Firme um contrato de promessa de compra e venda, com garantias.
- Caso o comprador pretenda efetuar uma Auditoria (Due Diligence) é importante que forneça toda a informação solicitada. Importa também que não tenha escondido no processo negocial de dados importantes que possam afetar o valor da empresa e colocar em causa o negócio.
7. Lidar com o Lucro da Venda da Empresa
Dedique algum tempo – pelo menos alguns meses – antes de gastar ou investir o dinheiro recebido pela venda da empresa. Crie um plano descrevendo as suas metas financeiras e aprenda sobre fiscalidade. Converse com um profissional financeiro para determinar como deseja investir o dinheiro e concentre-se em benefícios de longo prazo.
Conclusão
Vender um negócio consome muito tempo, recursos e energia, e para muitas pessoas é um processo emocional o que dificulta mais a condução e o fecho do negócio.
Caso necessite de ajuda, saiba mais acerca dos nossos serviços de Avaliação e Venda de Empresas. Asseguramos todas as etapas do processo e a total confidencialidade. Vendemos a nível internacional.
A Mercal faz parte da rede internacional IMCN.
Leia também o nosso artigo sobre 6 aspetos que deve saber antes de vender a sua empresa.
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