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7 Etapas para Vender a sua Empresa - Venda de Empresas
04 Ago, 2020

7 Etapas ao Vender Empresa

Vender uma empresa é um processo complexo que envolve várias considerações prévias, e o grau de complexidade dependerá da dimensão e do setor de atividade da sua empresa.

Dependendo da sua capacidade para desenvolver profissionalmente o processo e assegurar a confidencialidade do mesmo, poderá exigir a contratação de uma empresa especializada na Venda de Empresa, pois trata-se de um processo que exigirá muito tempo e recursos necessários para ser bem-sucedido.

Numa primeira fase, é importante avaliar a sua empresa de acordo com métodos de avaliação aceites internacionalmente, pois muitos dos investidores que estarão interessados na sua empresa poderão ser estrangeiros e irão “analisar à lupa os números”. Não basta meramente avaliar a sua empresa, é importante que a Avaliação da Empresa seja defendida, demonstrada e sustentada através de um relatório avaliação completo e fidedigno para apresentação aos investidores sobre a oportunidade de negócio.

Salientamos contudo que é importante por diversos motivos, não desenvolvidos neste artigo, assegurar a total confidencialidade do processo. Dessa forma numa primeira fase deverá apresentar um Teaser aos investidores com informações relevantes mas que não permitam identificar a empresa, de forma a não afetar a sua atividade.

No presente artigo, descrevemos sucintamente 7 fatores que estão direta e indiretamente relacionados com o sucesso da venda.

1. Motivo de Venda da Empresa

Decidiu vender o seu negócio. Qual o motivo? Essa é uma das primeiras perguntas que um potencial comprador fará.
Os proprietários geralmente vendem os seus negócios por um dos seguintes motivos:

  • Reforma;
  • Desentendimentos entre sócios ou familiares;
  • Doença ou morte;
  • Cansaço;
  • Alteração de objetivos pessoais;
  • Alguns proprietários consideram vender o negócio quando ele não é lucrativo, mas isso pode dificultar a atração de compradores.
  • Existem muitos atributos que podem tornar sua empresa mais atraente, incluindo:
  • Aumento dos lucros;
  • Histórico de venda consistente;
  • Uma forte base de clientes;
  • Um contrato importante que se estende por vários anos.

2. Preparação para Vender Empresa

Prepare-se para vender empresa o mais cedo possível. A preparação prévia ajudará a melhorar os resultados financeiros, a estrutura de negócios e a base de clientes para tornar o negócio mais rentável. Essas melhorias também facilitarão a transição para o comprador e manterão o negócio funcionando sem problemas.

3. Avaliação da Empresa

Em seguida, deverá determinar o valor da sua empresa de forma a garantir que não está a valorizar ou desvalorizar em demasia. Contrate uma consultora especializada em Avaliação de Empresa para obter uma avaliação completa, credível e fidedigna da sua empresa. O Relatório de avaliação compilará uma explicação detalhada do valor da empresa. O documento trará credibilidade ao valor pedido e pode servir como um medidor para o preço a pedir pela venda da empresa.

4. Deverá contratar uma consultora para o processo de Venda da Empresa?

Vender por si mesmo a empresa permitirá economizar dinheiro e evitar pagar a comissão de venda. Poderá também ser uma opção para quando a venda é feita a um membro da família ou a um funcionário de confiança.

Na maioria das circunstâncias, um corretor pode ajudar a libertar tempo útil, permitindo a si dedicar-se inteiramente a manter os negócios em funcionamento e a assegurar a venda silenciosa e confidencial.

Contratar uma empresa de consultoria para tratar do processo de Venda de Empresa, poderá permitir também conseguir um valor mais alto pela venda da empresa decorrente do processo negocial, maximizar o número de potenciais interessados e diminuir o tempo de venda da empresa. Assim como assegurar todos os aspetos contratuais e legais não menos importantes.

Recomendamos que exponha as suas expectativas numa fase inicial e mantenha uma comunicação constante ao longo do processo de Venda da Empresa.

5. Preparação de documentos

Reúna as suas demonstrações financeiras e declarações fiscais dos últimos três a quatro anos e reveja com o seu contabilista. Além disso, desenvolva uma lista de equipamentos e ativos que estão sendo vendidos com a empresa. Desenterre também toda a documentação que seja relevante. Crie cópias desses documentos para distribuir aos potenciais compradores financeiramente qualificados.

O seu dossier de informações também deve fornecer um resumo descrevendo a sua atividade e o seu histórico. É importante também garantir que a empresa esteja apresentável.

6. Encontrar um comprador

A venda de uma PME pode levar entre seis meses e dois anos. Encontrar o comprador certo pode ser um desafio, e o mesmo poderá estar noutro país. Tente não limitar as suas ações de promoção de forma a atrair o maior número de potenciais compradores possíveis, e a aumentar as probabilidades de vender a sua empresa no menor espaço de tempo possível.

Siga as seguintes sugestões:

  • Consiga no mínimo dois a três potenciais compradores efetivos;
  • Mantenha o contato com os potenciais compradores;
  • Prepare-se para ser “bombardeado” com questões sobre a sua empresa por parte dos investidores;
  • Descubra se o potencial comprador tem capacidade financeira, antes de fornecer informações sobre a sua empresa. Será importante também previamente celebrar um NDA de forma a salvaguardar a confidencialidade.
  • Deixe algum espaço para negociar, mas mantenha-se firme a um preço razoável.
  • Coloque quaisquer acordos por escrito. Os potenciais compradores devem assinar um contrato de não divulgação / confidencialidade para proteger as suas informações.
  • Firme um contrato de promessa de compra e venda, com garantias.
  • Caso o comprador pretenda efetuar uma Auditoria (Due Diligence) é importante que forneça toda a informação solicitada. Importa também que não tenha escondido no processo negocial de dados importantes que possam afetar o valor da empresa e colocar em causa o negócio.

7. Lidar com o Lucro da Venda da Empresa

Dedique algum tempo – pelo menos alguns meses – antes de gastar ou investir o dinheiro recebido pela venda da empresa. Crie um plano descrevendo as suas metas financeiras e aprenda sobre fiscalidade. Converse com um profissional financeiro para determinar como deseja investir o dinheiro e concentre-se em benefícios de longo prazo.

Conclusão

Vender um negócio consome muito tempo, recursos e energia, e para muitas pessoas é um processo emocional o que dificulta mais a condução e o fecho do negócio.

Caso necessite de ajuda, saiba mais acerca dos nossos serviços de Avaliação e Venda de Empresas. Asseguramos todas as etapas do processo e a total confidencialidade. Vendemos a nível internacional.

A Mercal faz parte da rede internacional IMCN. 

Leia também o nosso artigo sobre 6 aspetos que deve saber antes de vender a sua empresa. 

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