desde 1996 a criar parcerias de futuro.

Atualização Plano de Avisos
15 Mai, 2026

Atualização Plano de Avisos

Atualização de Plano de Avisos 2026 – Portugal 2030

Conheça as Atualizações do Calendário de Avisos para Apoios

Com o avançar de 2026, foi divulgada uma importante atualização ao Plano Anual de Avisos do Portugal 2030. Esta revisão ajusta calendários e introduz novas dotações críticas para o tecido empresarial português, reforçando o foco na modernização, na sustentabilidade e na inovação tecnológica. A antecipação continua a ser a chave para garantir o sucesso das candidaturas, especialmente com as aberturas de grande dimensão previstas para o final do primeiro e início do segundo semestre.

Apresentamos os Avisos de Candidatura atualizados, que serão mais relevantes para os próximos meses.

Competitividade, Qualificação e Expansão PME (SICE)

Uma das maiores novidades desta atualização é a abertura do SICE – Inovação Produtiva, com foco nos Territórios de Baixa Densidade e Outros Territórios. Com uma dotação expressiva de 182,5 milhões de euros, este aviso abrirá no final de maio, sendo uma oportunidade ímpar para operações de crescimento e expansão empresarial em diversas geografias (Norte, Centro, Alentejo, AML e Algarve).

Para as empresas que procuram reforçar as suas competências e investir em estratégias de capacitação, destacamos a nova atualização do aviso SICE – Qualificação das PME – Operações Individuais. Este aviso conta agora com uma dotação de 20 milhões de euros e tem a sua abertura calendarizada para 30 de outubro de 2026, abrangendo as regiões do Norte, Centro e Alentejo.

Soberania Tecnológica e Transição Climática (STEP)

Os apoios ao abrigo da plataforma STEP (Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa) continuam a dominar as dotações, com aberturas revistas para o final do verão. Destacam-se as linhas de Inovação Produtiva focadas na Energia (100 milhões de euros) e na transição Digital e Biotecnologia (107,9 milhões de euros). Ambos os avisos têm abertura prevista para 31 de agosto de 2026.

Qualificação de Recursos Humanos e I&D

Para as empresas que pretendem apostar na valorização das suas equipas e processos, o final de junho trará a abertura do SIQRH – Formação Empresarial, com um orçamento de 25 milhões de euros para operações individuais focadas na adaptação às mudanças de mercado.

No campo da Inovação, o Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento (SIID) Empresarial abrirá no final de setembro, apoiando projetos individuais e em copromoção.

Confira na seguinte tabela os avisos atualizados de maior destaque e as respetivas datas de início previstas.

Aviso Data de Início Prevista NUTS II (Zona Geográfica)

SICE – Inovação Produtiva – Territórios de Baixa Densidade e Outros Territórios

29/05/2026

Norte, Centro, Alentejo, AML, Algarve

SIQRH – Formação Empresarial – Operações Individuais

30/06/2026

Norte, Centro, Alentejo

STEP – Inovação Produtiva – Energia

31/08/2026

Norte, Centro, Alentejo

STEP – Inovação Produtiva – Digital e Biotecnologia

31/08/2026

Algarve, Norte, Centro, Alentejo

SIID – I&D Empresarial – Operações Individuais e em Copromoção

30/09/2026

Alentejo, Centro, Algarve, Norte

SICE – Qualificação das PME – Operações Individuais

30/10/2026

Norte, Centro, Alentejo

Neste ano em que celebramos o nosso 30.º aniversário, mantendo vivo o espírito de parceria e rigor estabelecido na fundação da empresa, em 1996, a nossa equipa está mais bem preparada do que nunca para apoiar as suas ideias.

Caso pretenda candidatar-se a algum destes apoios em 2026, contacte-nos para análise de enquadramento do seu projeto e respetiva candidatura.

Adicione um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *