A Mercal poderá apoiá-lo na realização da candidatura para obtenção de incentivos para a sua start-up, no âmbito do programa “Voucher para Start-Up”.
O Voucher para Start-up pretende financiar Start-ups que tenham como modelo de negócio, produtos ou serviços digitais para uma sociedade sustentável, com novos produtos Verdes e Digitais.
Aviso aberto “Voucher para Start-Up”! Receba um financiamento de 30.000 para a sua Start-up.
Para este aviso, são apoiadas apenas PME com menos de dez anos de atividade.
O Voucher para Start-ups objetiva financiar operações de:
- Financiamento a start-ups em fase de arranque;
- Financiamento de start-ups que se candidatem a programas de ignição ou de aceleração;
- Financiamento destinado à demonstração de tecnologia ou modelo de negócio/serviço, desenvolvidos por start-ups, que possibilite à start-up fazer uma demonstração da sua tecnologia comprovando a sua eficácia.
São beneficiários PME que tenham sido criadas há menos de 10 anos, e que cumpram os habituais requisitos de acesso aos apoios comunitários.
São custos elegíveis as seguintes:
- Custos com recursos humanos, destinados às atividades a desenvolver no âmbito do projeto até ao valor de 75% do total dos custos elegíveis;
- Despesas com acreditação ou certificação tecnológica de recursos humanos;
- Aquisição de Serviços Externos Especializados, tais como serviços de apoio à digitalização de processos de negócios, serviços de marketing, de desenvolvimento de produtos e serviços, de consultoria e de outros serviços especializados para a prossecução dos objetivos do projeto;
- Aquisição ou aluguer operacional de equipamentos, bem como custos de licenciamento ou de subscrição de software, destinado às atividades a desenvolver no âmbito do projeto;
- Custos com a proteção/valorização de direitos de propriedade intelectual;
- Custos indiretos. Os custos indiretos previstos, são calculados com base em custos simplificados, assentes na aplicação da taxa fixa de 15% dos custos com recursos humanos.
Os projetos têm uma duração máxima de dezoito meses a contar da data de assinatura do Termo de Aceitação, com um prazo máximo até 30 de setembro de 2025.
O financiamento deste concurso é de 30.000€ por start-up correspondendo a uma taxa de financiamento de 100% a fundo perdido, mediante a confirmação da realização de despesas elegíveis.
Podem concorrer ao Voucher Start-up empresas sediadas em todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
O aviso encerra quando esgotar a dotação orçamental, que é de 90 milhões de euros.
A metodologia adotada pela Mercal para a realização do seu projeto e candidatura, engloba diferentes etapas: