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Como avaliar uma empresa
04 Abr, 2017

Avaliar uma Empresa?

Sabe como avaliar uma empresa?

Na avaliação de uma empresa diversas variáveis são tidas em análise. Saiba em baixo os fatores mais importantes conforme os três métodos que podem ser utilizados num processo de avaliação.

Cash – flows descontados

Um dos métodos preferenciais para a avaliação de empresas de pequena e média dimensão, é o método dos cash – flows descontados. Para além de ser o mais aceite, este método faz a análise da capacidade futura da empresa em gerar riqueza num espaço tempo mínimo de 5 anos. Assim, quanto maior for o seu potencial de gerar valor no futuro, maior será também o valor da empresa.

No Método dos Cash-Flows descontados os ativos fixos e o histórico da empresa são tido em consideração, porém o mais importante são as projeções futuras no que diz respeito ao futuro da empresa e da capacidade da mesma em gerar receitas.

Entre os fatores mais importantes para determinar o valor da empresa por este método, é o denominado EBITDA – Lucro antes de descontados os impostos, juros, depreciação e a a amortização.

Existem também diversas variáveis que são tidas em consideração na determinação do valor da empresa, tais como:

  • Carteira de clientes;
  • Rede de distribuição;
  • Qualidade da gestão da empresa;
  • Marca, patentes e outros ativos.

Assim, o método dos cash-flows descontados é o método que permite determinar um maior valor da empresa por considerar uma série de variáveis e o cenário futuro.

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Avaliação por múltiplos

No método de avaliação por múltiplos, o valor da empresa é determinado através da comparação com empresas com atividades semelhantes, normalmente que estejam presentes em Bolsa.

Para que este método seja o mais preciso possível, as empresas comparadas deverão ser do mesmo setor. Deverão também ter um portefólio de produtos similares e terem o mesmo perfil de clientes.

Um dos pontos fracos da utilização deste método, é que o mesmo permite dificilmente a avaliação de empresas de pequena e média dimensão. Este método utilizado de forma isolada não será de todo o mais adequado.

Valor patrimonial

No método de avaliação pelo valor patrimonial de empresa, para a determinação do valor da empresa são somados todos os ativos, tais como por exemplo:

  • Prédios;
  • Máquinas;
  • Equipamentos;
  • Dinheiro;
  • Produtos em stock.

Neste método é descontado as dívidas e obrigações financeiras.

O valor da empresa normalmente é menor do que o valor calculado pelos restantes métodos de avaliação, pois não tem em consideração as receitas futuras da empresa.

A nossa Metodologia

A metodologia seguida obedece  à sequência geral das ações que se encontram ligadas aos objetivos da Empresa e às necessidades de estudo do projeto empresarial (potencial de valorização e estudo da sua viabilidade e rentabilidade) para se efetuar a determinação do seu valor, nomeadamente:

Levantamento de dados gerais – Com vista ao conhecimento do pré-projecto e de toda a envolvente de negócios proceder à recolha de toda a informação necessária para o trabalho a realizar;

Diagnóstico das empresa – Procederemos à análise SWOT, com base na sistematização da informação recolhida, para a determinação dos recursos, capacidades e competências da empresa identificando formas de vantagem competitiva;

Avaliação e quantificação das opções – Com base nos objetivos do projeto, e em sequência do diagnóstico da empresa, iremos proceder à sistematização da estratégia em ordem a permitir uma decisão sustentada sobre as perspetivas de valorização futura da empresa;

Estudo de Viabilidade do Plano de Negócio – Com a identificação dos meios e recursos necessários à opção de desenvolvimento efetuaremos o estudo de viabilidade económica e financeira da situação com e sem plano de ações, avaliando os indicadores de rentabilidade, quantificados os respetivos riscos, procedendo à análise da situação tomando em consideração a decisão tomada;

Elaboração de um Relatório de Avaliação para entrega ao Cliente – Elaboração do plano de negócios e dossier de avaliação quantificando o valor atual da empresa pelo Método do Rendimento e Patrimonial de forma a servir de suporte para o desenvolvimento das ações subsequentes e pretendidas.

Como avaliar uma empresa?

Neste artigo ficou a conhecer três métodos sobre como avaliar uma empresa, assim como a nossa metodologia de trabalho. O Dossier de Avaliação é essencial em processos de venda e compra de empresas por diversos motivos, entre os quais:

  • Definir o valor da empresa;
  • Avaliar a situação económica e financeira da empresa e o cenário futuro;
  • Definir o perfil do investidor interessado;
  • Para análise por parte do potencial interessado;
  • Para obter financiamento para a aquisição de uma empresa.

Contacte-nos agora para mais informações. Avaliamos a sua empresa! A Mercal Consulting Group é especialista na Avaliação e Venda de Empresas, com mais de 21 anos de experiência.

A Mercal integra a rede internacional IMCN, dispondo de uma base de dados de potenciais interessados na sua empresa a nível nacional e internacional.

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