Avaliar uma Empresa?
Sabe como avaliar uma empresa?
Na avaliação de uma empresa diversas variáveis são tidas em análise. Saiba em baixo os fatores mais importantes conforme três métodos que podem ser utilizados num processo de avaliação. Para além destes métodos de avaliação de empresas existem outros, que não estão referidos neste artigo. Conheça o nosso serviço especializado em Avaliação de Empresas.
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Contacte-nos agora, a Mercal Consulting Group é especializada na área das Fusões e Aquisições: Avaliação, Venda, Fusão e Aquisição de Empresas.
Quanto vale a sua empresa?
O valor da empresa não é definido apenas em função dos ativos e dos rendimentos da empresa, como também podem ser considerados os rendimentos futuros. Poderão ainda ser considerados outros fatores, como o potencial de crescimento do mercado e da aceitação da marca, assim como por exemplo projeções relativamente a novos produtos que estão planeados serem lançados dentro de em breve no mercado.
Metodologias de Avaliação de Empresa
Existem vários métodos possível para avaliar uma empresa, sendo de forma sucinta descritos os principais métodos utilizados.
Método patrimonial
O Método Patrimonial considera o valor dos ativos da empresa ao valor atual de mercado, tais como os imóveis, existências, entre outros ativos. Com a dedução dos ativos dos passivos, é calculado o capital próprio.
Método dos Múltiplos de Mercado
Normalmente o Método dos Múltiplos de Mercado é utilizado em empresas de maior dimensão e especialmente em empresas cotadas em bolsa. Com a informação obtida sobre as transações internacionais ocorridas por empresas do mesmo setor de atividade, são obtidos os múltiplos médios de mercado e o valor da empresa.
Método do Rendimento (DCF)
O Método dos rendimentos, ou DCF (Discounted Cash Flow) é o método mais utilizado na avaliação de empresas a nível mundial e em Portugal.
No cálculo do valor da empresa por esse método são considerados a previsão dos cash-flows gerados pela empresa por um período temporal que pode chegar a 10 anos; o custo de oportunidade de capital e a análise de risco da empresa.
Os três principais métodos de avaliação de empresas
Cash – flows descontados
Um dos métodos preferenciais para a avaliação de empresas de pequena e média dimensão, é o método dos cash – flows descontados. Para além de ser o mais aceite, este método faz a análise da capacidade futura da empresa em gerar riqueza num espaço tempo mínimo de 5 anos. Assim, quanto maior for o seu potencial de gerar valor no futuro, maior será também o valor da empresa.
No Método dos Cash-Flows descontados os ativos fixos e o histórico da empresa são tido em consideração, porém o mais importante são as projeções futuras no que diz respeito ao futuro da empresa e da capacidade da mesma em gerar receitas.
Entre os fatores mais importantes para determinar o valor da empresa por este método, é o denominado EBITDA – Lucro antes de descontados os impostos, juros, depreciação e a a amortização.
Existem também diversas variáveis que são tidas em consideração na determinação do valor da empresa, tais como:
- Carteira de clientes;
- Rede de distribuição;
- Qualidade da gestão da empresa;
- Marca, patentes e outros ativos.
Assim, o método dos cash-flows descontados é o método que permite determinar um maior valor da empresa por considerar uma série de variáveis e o cenário futuro.
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Avaliação por múltiplos
No método de avaliação por múltiplos, o valor da empresa é determinado através da comparação com empresas com atividades semelhantes, normalmente que estejam presentes em Bolsa.
Para que este método seja o mais preciso possível, as empresas comparadas deverão ser do mesmo setor. Deverão também ter um portefólio de produtos similares e terem o mesmo perfil de clientes.
Um dos pontos fracos da utilização deste método, é que o mesmo permite dificilmente a avaliação de empresas de pequena e média dimensão. Este método utilizado de forma isolada não será de todo o mais adequado.
Valor patrimonial
No método de avaliação pelo valor patrimonial de empresa, para a determinação do valor da empresa são somados todos os ativos, tais como por exemplo:
- Prédios;
- Máquinas;
- Equipamentos;
- Dinheiro;
- Produtos em stock.
Neste método é descontado as dívidas e obrigações financeiras.
O valor da empresa normalmente é menor do que o valor calculado pelos restantes métodos de avaliação, pois não tem em consideração as receitas futuras da empresa.
A nossa Metodologia
Como avaliar uma empresa? A metodologia seguida obedece à sequência geral das ações que se encontram ligadas aos objetivos da Empresa e às necessidades de estudo do projeto empresarial (potencial de valorização e estudo da sua viabilidade e rentabilidade) para se efetuar a determinação do seu valor, nomeadamente:
Levantamento de dados gerais – Com vista ao conhecimento do pré-projecto e de toda a envolvente de negócios proceder à recolha de toda a informação necessária para o trabalho a realizar;
Diagnóstico das empresa – Procederemos à análise SWOT, com base na sistematização da informação recolhida, para a determinação dos recursos, capacidades e competências da empresa identificando formas de vantagem competitiva;
Avaliação e quantificação das opções – Com base nos objetivos do projeto, e em sequência do diagnóstico da empresa, iremos proceder à sistematização da estratégia em ordem a permitir uma decisão sustentada sobre as perspetivas de valorização futura da empresa;
Estudo de Viabilidade do Plano de Negócio – Com a identificação dos meios e recursos necessários à opção de desenvolvimento efetuaremos o estudo de viabilidade económica e financeira da situação com e sem plano de ações, avaliando os indicadores de rentabilidade, quantificados os respetivos riscos, procedendo à análise da situação tomando em consideração a decisão tomada;
Elaboração de um Relatório de Avaliação para entrega ao Cliente – Elaboração do plano de negócios e dossier de avaliação quantificando o valor atual da empresa de forma a servir de suporte para o desenvolvimento das ações subsequentes e pretendidas.
Como avaliar uma empresa?
Neste artigo ficou a conhecer métodos sobre como avaliar uma empresa, assim como a nossa metodologia de trabalho. O Dossier de Avaliação é essencial em processos de venda e compra de empresas por diversos motivos, entre os quais:
- Definir o valor da empresa;
- Avaliar a situação económica e financeira da empresa e o cenário futuro;
- Definir o perfil do investidor interessado;
- Para análise por parte do potencial interessado;
- Para obter financiamento para a aquisição de uma empresa.
4 motivos para avaliar a sua empresa
Compra e venda de participações societárias
Podendo não estar previsto no curto prazo a entrada de um novo sócio ou saída de sócios existentes, é importante que proceda à avaliação da empresa periodicamente de forma a determinar o valor da empresa.
Saber o valor da empresa é também importante para a aquisição de operações em que haja a necessidade de garantias.
Venda da empresa
A avaliação de empresas é essencial em processos de venda de empresas, não só porque permite saber o valor de mercado da empresa para efeitos de negociação, como também para perceber o perfil de investidores ou de empresas que poderão estar interessadas na aquisição da empresa.
O relatório de avaliação de empresa irá suportar a apresentação da empresa e desenvolver o processo negocial junto dos potenciais investidores interessados, em sede do processo de venda.
Caso pretenda equacionar a venda futura da empresa, de forma a não perder a oportunidade de conseguir obter o melhor resultado da transação, é importante conhecer o valor real da empresa e o seu potencial de valorização. A Avaliação permite também saber se é o melhor momento para a venda da empresa ou de que forma poderá valorizar o seu negócio para conseguir ter no futuro o melhor retorno possível.
Empresários de sucesso avaliam as suas empresas
O valor da empresa poder ser influenciado e variar em função de fatores macroeconómicos e de mercado. Assim, a avaliação da empresa e o conhecimento sobre o valor da empresa ajuda o empresário a tomar decisões em momentos críticos, agir de forma rápida, tomando decisões sobre o investimento e o planeamento estratégico.
Tomar decisões estratégicas
Para além dos motivos indicados em acima, consideramos que as decisões estratégicas para a melhoria da atividade da empresa deverão ter em consideração o valor da empresa.
Não apenas ao nível da análise dos fluxos caixa e dos ativos e inativos da empresa, assim como em situações de aquisição de equipamentos e principalmente ao nível do planeamento estratégico.
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Como valorizar a sua empresa?
A valorização de qualquer empresa ou negócio pode ser realçada com recurso a diferentes fatores e de forma bastante fácil.
O recurso a esses fatores poderá promover ajustamentos com vista à preparação da sua empresa para venda e fará com que o processo seja concluído de forma mais fácil, rápida e com sucesso.
Se possível, comece a preparar a venda da sua empresa bem antes de colocá-la à venda. Considere sempre que os compradores são muito cautelosos e pretendem identificar as verdadeiras razões pelas quais a empresa está à venda.
- Para maximizar o valor da empresa é recomendável uma atenção redobrada nos seguintes aspetos, e entre outros:
- Os de natureza financeira (minimizando no que for possível o nível de exposição aos riscos e demais vulnerabilidades apresentadas, dentro dos parâmetros legais).
- Os recursos humanos (contratuais – avalie as condições contratuais com fornecedores ou clientes e estruturais. A sua empresa será mais bem avaliada se os processos, procedimentos e rotinas forem sistematizados e documentados).
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5 dicas para valorizar a sua empresa
Muitos empresários desconhecem o valor da sua empresa e quando chegam ao momento de pretenderem vender o seu negócio ficam descontentes por pensarem que as suas empresas valiam mais do que o valor real.
Se está a pensar em vender a sua empresa, saiba algumas dicas de como pode valorizar o seu negócio.
Situação financeira
Possua as declarações fiscais da sua empresa atualizadas e regularizadas, com os registos de transações, garantias e declarações. Contabilize todas as despesas.
Gestão da empresa
A maioria das pequenas e médias empresas dependem apenas das decisões do proprietário.
No caso dessas empresas, as mesmas têm dificuldade em desenvolver a sua atividade sem a presença do proprietário. Haverá a necessidade de que determinados cargos possam ser ocupados por funcionários que permitam que a empresa opere mesmo sem a presença do proprietário.
Diferenciação
Importa que a sua empresa se diferencie da concorrência, para isso é importante que a sua empresa desenvolva competências próprias e diferenciadoras que promovam a competitividade da sua empresa.
Carteira de clientes diversa
É importante ter uma base de clientes diversa, de forma a que a empresa não esteja dependente de um pequeno número de clientes.
Lucros e cash-flow
Tente aumentar a rentabilidade a sua empresa.
Tecnologia
Tenha a sua empresa equipada com os equipamentos e tecnologia atual de forma a contribuir para a eficácia e rentabilidade.
Contacte-nos agora para mais informações. Avaliamos a sua empresa! A Mercal Consulting Group é especialista na Avaliação e Venda de Empresas, com mais de 25 anos de experiência.
A Mercal integra a rede internacional IMCN, dispondo de uma base de dados de potenciais interessados na sua empresa a nível nacional e internacional.
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