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Como elaborar um plano de negócios
10 Ago, 2017

Plano de Negócios?

Sabe para que serve um Plano de Negócios?

A criação de empresas, nos dias de hoje, é um desafio muito atrativo para imensas pessoas com perfil empreendedor. Criando oportunidades aos inovadores, que encontram assim motivação para transformar boas ideias em produtos ou serviços úteis.

Vulgarmente, no entanto, o empreendedor concentra a sua atenção em questões apenas técnicas, descurando aspetos mais diretamente relacionados com a criação de uma nova empresa.

O Plano de Negócios possui os seguintes objetivos:

  • Ajudar a avaliar a eficácia em ultrapassar as diversas, e por vezes difícieis, etapas para a criação da sua própria empresa;
  • Ajudar a identificar o tipo de informação de que necessitará para captar possíveis investidores para a sua empresa ou negócio;
  • Obter apoios financeiros do Portugal 2020 para a sua iniciativa;
  • Dar suporte para o desenvolvimento do plano de operações detalhado.

Precisa de mais informações? Contacte-nos agora. Ajudamos na elaboração do seu plano de negócios e no sucesso da sua iniciativa.

A importância do Plano de Negócios

Um Plano de Negócios corretamente elaborado deverá focar os pontos fortes do seu negócios, não esquecendo no entanto os problemas potenciais e os desafios que poderá encontrar.  A consideração de cada um destes pontos no índice do seu plano de negócios permitirá encontrar respostas para às múltiplas questões com que se depara nos seus contatos com potenciais investidores. Assim como durante as primeiras fases de funcionamento da sua empresa.

Um dos elementos essenciais para capacitação, concretização e desenvolvimento de projetos empresariais é a criação do Plano de Negócios e do seu Modelo Financeiro.

O Plano de negócios deve ser entendido como um plano base importante para a estruturação e justificação da ideia de negócio.

O Plano deverá ser focado nos objetivos essenciais do projeto, definindo de que forma os recursos serão empregues de forma a concretizar o plano e a resolver eventuais desafios e problemas que poderão surgir.

A estrutura de um plano de negócios poderá ser adequada em função do objetivo e da natureza do projeto. Devendo porém incluir elementos como o Sumário, objetivos, estudo de mercado, estratégia de marketing, plano financeiro, entre outros elementos que permitam o desenvolvimento bem sucedido do negócio.

Que informações deverão constar no plano de negócios?

Não existindo uma única estrutura e podendo a mesma ser adaptada em função do propósito e da dimensão e natureza do projeto, poderá ter a seguinte estrutura:

  1. Sumário Executivo;
  2. Apresentação do empreendedor e do projeto;
  3. Contextualização do mercado e da envolvente externa;
  4. Definição de metas e objetivos;
  5. Estratégia de Marketing;
  6. Estrutura da empresa;
  7. Elaboração de previsões financeiras;
  8. Controlo e gestão do negócio;
  9. Investimento necessário;
  10. Anexar documentos e outra informação.

Sumário Executivo

O Sumário é muito importante para dar a conhecer o retrato do seu pojeto a potenciais investidores. É importante que o Sumários Executivo não tenha mais que duas páginas, seja simples, objetivo e não tenha erros ortográficos.

No Sumário Executivo deverá constar os seguintes elementos de forma sucinta:

  • Identificação do negócio;
  • Descrição sobre o produto ou serviço;
  • Informações sobre o sector;
  • Identificação da missão;
  • Informação dos Mercados potenciais;
  • Enumeração dos pontos fortes e fracos;
  • Explicação sobre de que forma o perfil dos empreendedores constitui uma vantagem para o sucesso do projeto;
  • Descrição dos motivos que justificam tratar-se de uma deia inovadora;
    Identificação dos meios que serão requeridos (recursos humanos e investimento);
  • Informação sobre outros indicadores que poderão suscitar interesse aos potenciais investidores, incluindo a indicação de quanto tempo levará a sua empresa a gerar resultados líquidos positivos.

Apresentação do empreendedor e do projeto

Neste ponto deverá efetuar uma apresentação com informação relevante sobre a equipa do projeto, nomeadamente informações sobre o currículo, histórico, formação, outro projetos e iniciativas que fez parte, tudo o que demonstre que tem a equipa certa para transformar a ideia num sucesso empresarial.

Contextualização do mercado e da envolvente externa

É fundamental que o plano inclua informações que demonstram o seu conhecimento sobre o mercado no qual a sua empresa irá competir.

Deverá descrever o mercado, indicar em que estágio de desenvolvimento se encontra, informações sobre a concorrência e sobre os clientes e o comportamento do consumidor.

Definição de metas e objetivos

Deverá identificar os objetivos e metas afim de garantir o sucesso do plano de negócios.

Estratégia de Marketing

Na estratégia de Marketing deverão ser identificados os objetivos, os segmentos de clientes alvo, o posicionamento da marca, e os instrumentos e canais que a empresa irá desenvolver para gerar notoriedade e vendas.

Elaboração de previsões financeiras

No plano financeiro, que deverá estar inserido no plano de negócios, terão que constar as projeções relativamente ao break even, projeções de vendas, e as projetos de cash flow, as projeções da TIR e da VAL.

Controlo e gestão do negócio

Neste ponto deverá demonstra que irá monitorizar com rigor a estratégia e o desempenho financeiro da sua empresa, com recurso a ferramentas de software que ajudem nessa missão.

Investimento necessário

Neste campo deverá descriminar os investimentos que estão associados ao seu negócio, o tipo de investimentos e o plano de amortizações e prazos.

Anexar documentos e outra informação

Para além das informações já identificadas no plano, deverá ainda incluir outros elementos pertinentes e que achar importantes para reforçar o valor do seu plano. Para além disso, deverá anexar documentos, entre outros, os seguintes:

  • Currículos dos promotores;
  • Especificações técnicas sobre produtos;
  • Cópias de patentes;
  • Cópia do contrato de franchise (caso se aplique);
  • Documentos financeiros que suportem toda a previsão de custos e de vendas;
  • Cópias de contratos com instalações ou outros, bem como acordos com potenciais parceiros.

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