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23 Jan, 2017

Como Fidelizar Clientes?

Sabe como Fidelizar clientes?

A necessidade dos gestores manterem os seus clientes na empresa constitui, nos dias de hoje, um objetivo prioritário de estratégia empresarial e de marketing.

A atual envolvente dos negócios caracteriza-se por:

  1. Um elevado crescimento da oferta de produtos e serviços;
  2. Acentuada concorrência, a todos os níveis;
  3. Maturidade e elevada fragmentação dos mercados;
  4. Pressão acentuada sobre os ciclos de vida dos produtos e serviços, motivados pelo intenso desenvolvimento tecnológico;
  5. Existência de clientes cada vez mais exigentes e racionais.

Todos estes fatores têm obrigado as empresas a procurar centrar mais a sua atuação em manter os clientes. Possibilitando a colocação de outros produtos e serviços, mesmo de diferentes áreas de negócio (cross selling), e desta forma atenuar os efeitos da crise sentida nos mercados-alvo tradicionais.

Está provado que a estratégia direcionada a reter clientes através da sua fidelização é cinco vezes mais eficaz que a abordagem tradicional, cujo objetivo era captar clientes (marketing transaccional).

Por outro lado os custos em captar um novo clientes são cinco vez mais o custo de fidelizar o cliente.

Assim, o valor gerado pela empresa ao seu cliente começa a ser, cada vez mais, o objetivo central das suas estratégias empresariais, exigindo-se uma preocupação crescente em aumentá-lo, fidelizando o cliente.

3 dicas de como Fidelizar Clientes

Como fidelizar clientes é questão que diversos empresários colocam atualmente. Entre outros fatores as estratégias de fidelização baseiam-se:

  1. Na avaliação da qualidade dos produtos ou serviços que são prestados, na sua fiabilidade, segurança e confiança que transmitem, responsabilidade e disponibilidade que são oferecidas;
  2. Na avaliação dos seus processos, na excelência na entrega do produto ou no serviço prestado, e na qualidade do serviço prestado pós compra;
  3. Na avaliação da capacidade de comunicação das empresas com os seus clientes, na sua eficácia, personalização e individualização, e análise da sua presença nos canais digitais e físicos.

Para isso a empresa deve efectuar estudos e avaliar:

  1. A qualidade do serviço prestado;
  2. O nível de satisfação dos seus clientes;
  3. Avaliar as suas expectativas;
  4. Analisar o comportamento dos clientes;
  5. Criar uma bateria de indicadores para monitorizar o nível de fidelização da sua carteira de clientes. Possibilitando a eventual concretização de outros negócios junto dos seus actuais clientes e criar um efeito de arrastamento no seu mercado-alvo.

A fidelização da sua carteira de clientes resulta das suas atitudes e comportamentos. Para efeitos de medida  são utilizados diversos indicadores, dos quais se destacam entre outros, a repetição de compra, queixas, referências dos clientes e a sensibilidade apresentada ao preço.

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