Preparar venda de empresa
Preparação é essencial quando se trata de vender uma empresa. Este guia explica como avaliar o seu negócio, documentar os procedimentos internos e operações , organizar a documentação interna e tornar as suas instalações apresentáveis.
Quando se trata de vender o seu negócio, a preparação é crucial. Neste artigo, explicamos 5 passos para preparar a sua empresa para venda
A tarefa pode parecer assustadora, mas existem algumas medidas bastante simples a serem consideradas para valorizar a sua empresa para venda.
1. Autoavaliação da empresa
Sente-se por algumas horas e finja que é um dos seus clientes. Em seguida, use essa perspetiva juntamente com o seu conhecimento interno.
Pergunte a si mesmo as seguintes questões:
• O que a empresa faz bem?
• O que poderia melhorar?
• Quem são seus fornecedores?
• Qual o volume de negócios e EBIDTA? A empresa está em crescimento?
• Existem produtos e serviços específicos que vendem melhor do que outros ou com margens maiores?
Um ótimo método para avaliar o seu negócio é a análise SWOT, com foco em:
• Pontos fortes;
• Pontos fracos;
• Oportunidades;
• Ameaças.
Este método fornece uma visão razoavelmente completa do seu negócio e permitirá a si tomar decisões para enfrentar os pontos fracos e vulnerabilidades identificadas, bem como potenciar os seus pontos fortes e aproveitar as oportunidades de mercado.
2. Avaliação da Empresa
Na atual situação, torna-se fundamental ao nível da gestão estratégica recorrer a uma empresa externa credenciada para avaliar de forma credível, rigorosa e fidedigna a sua empresa por 6 principais motivos:
- Diagnosticar a situação económica e financeira da empresa;
- Determinar o seu valor de mercado atual;
- Aferir a viabilidade de venda no curto prazo, mercados e perfil de investidores potencialmente interessados;
- Definir a melhor estratégia a adotar de curto e médio prazo;
- Encontrar possíveis solução para a melhoria da atividade e situação financeira da empresa.
- Assessoria e acompanhamento da gestão da empresa através de atualizações do Relatório de Avaliação.
3. Partilhar o conhecimento internamente
É importante garantir que você, como proprietário da empresa, não seja o único que tem conhecimento sobre as operações, rotinas e procedimentos internos da empresa. Obviamente, precisa de dar formação contínua aos seus funcionários ao longo da vida da empresa, mas se pretende preparar a sua empresa para a venda, torna-se ainda mais fundamental que isso ocorra.
Sobretudo em empresas familiares, por vezes o proprietário detém o exclusivo conhecimento acerca da gestão da empresa e a centralização de responsabilidades, contudo o comprador vai querer saber que se você sair da empresa, o seu negócio conseguirá continuar a funcionar com o mesmo desempenho.
Crie um manual de operações – isso garantirá que todos os procedimentos internos que você e a sua equipa seguem sejam documentados. Dessa formar garantirá, que caso algum funcionário ou você saiam da empresa, não haverá consequências para o desenvolvimento normal da atividade.
4. Organize a documentação para preparar a sua empresa para venda
Como proprietário de uma empresa, tem conhecimento de toda a documentação – desde atas de reuniões a registos financeiros e contabilísticos, contratos de parcerias e clientes, documentos jurídicos e arquivo geral, sendo vital manter tudo em ordem.
É particularmente importante ter todas as demonstrações financeiras e registos contabilísticos no mínimo dos últimos três anos.
Ter a documentação organizada é importante para comprovar que o seu negócio é lucrativo e que justifica comprar.
Como preparar empresa para venda? Sempre tenha em mente a venda da empresa, mesmo que não esteja no seu horizonte próximo. Mantenha-se organizado e acima de tudo para que não fique sobrecarregado quando o dia finalmente chegar.
5. Cuide da aparência da sua empresa
Depois de estar no negócio por alguns anos, poderá verificar que as instalações estão com uma aparência degradada.
Dedique um pouco do seu tempo para examinar a sua empresa como um cliente ou comprador faria. Preste atenção à pintura, à porta que range ou à torneira quebrada na casa de banho.
Isso pode parecer insignificante para o funcionamento do negócio, mas pode ser um fator importante para contribuir para a valorização da empresa aos olhos do investidor, pois as primeiras impressões são baseadas naquilo que vemos.
Lembre-se que no final do dia, os compradores querem sentir confiança no negócio. Eles querem saber se estão a tomar a decisão certa ao comprar a sua empresa.
Ter a documentação da empresa e os registos financeiros organizados, um plano de sucessão, instalações cuidadas e uma avaliação completa do seu negócio, são fatores que contribuirão para o sucesso da venda.
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