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Compra e Venda de Empresas
24 Jan, 2017

Compra e Venda

A Mercal Consulting Group é especialista na área das Fusões e Aquisições: Avaliação, Compra e Venda de Empresas a nível nacional e internacional. Consulte aqui algumas das oportunidades que temos neste momento de empresas para venda em Portugal.

Garantimos um processo confidencial e personalizado aos nossos clientes, assegurando todas as etapas. No processo de venda procedemos às seguintes tarefas:

  1. Geração de potenciais investidores interessados, através de pesquisa por setor de atividade, procedendo à sua identificação através nas nossas bases de dados e inbound marketing, entre outras fontes de informação;
  2. Envio de carta confidencial aos potenciais interessados, por parte da Mercal, com indicação da oportunidade em carteira proposta
  3. Elaboração e apresentação do Confidencial Report (Resumo do Dossier de Avaliação omitindo todas as referências à empresa) para apresentação aos potenciais investidores numa primeira fase;
  4. Marcação de reuniões;
  5. Assinatura do Acordo de Confidencialidade e apresentação do Relatório de Avaliação da Empresa aos potenciais interessados;
  6. Visita à unidade ou empresa, acompanhando os potenciais investidores interessados;
  7. Negociação de preços e condições;
  8. Carta de intenção com proposta não vinculativa;
  9. Auditoria (Due Dilligence) a realizar pelo comprador;
  10. Assinatura do contrato.

Conheça os nosso serviços de Fusões e Aquisições. Contacte-nos agora e marque uma consulta com os nossos consultores.

Fatores prévios à Compra e Venda de Empresas

Na atualidade os empresários desconhecem os inúmeros fatores que influenciam o processo de compra e venda de empresas. Assim como desconhecem o valor real da empresa e  as perspectivas possíveis que existem para a sua valorização.

A valorização de qualquer empresa ou negócio pode ser realizada com recurso a diferentes fatores. Sendo importante preparar a empresas antes de um processo de compra e venda de empresas, para que o processo seja concluído de forma mais fácil, rápida e com sucesso.

Se possível, comece a preparar a sua empresa antes de colocá-la à venda. Considere sempre que os compradores são muito cautelosos e pretendem identificar as verdadeiras razões pelas quais a empresa está à venda.

Para maximizar o valor da empresa é recomendável uma atenção redobrada nos seguintes aspetos:

  1. Os de natureza financeira (minimizando no que for possível o nível de exposição aos riscos e demais vulnerabilidades apresentadas);
  2. Recursos humanos, avaliando as condições contratuais com fornecedores ou clientes e estruturais. A sua empresa será mais bem avaliada se os processos, procedimentos e rotinas forem sistematizados e documentados.

Compra e Venda de Empresas: Racional vs Emocional

Normalmente os empresários desenvolvem uma relação emocional muito forte com os seus próprios negócios. O que apesar de compreensível tem consequências negativas nos processos de compra e venda de empresas.

O mesmo não ocorre com quem está interessado em comprar dado que os potenciais investidores interessados encaram a aquisição de uma empresa com muita objetividade.

Os compradores pretendem fazer pesar na avaliação para compra de uma empresa, os diferentes aspetos associados à empresa:

  1. A envolvente dos negócios;
  2. O seu desempenho económico e financeiro;
  3. Os mercados em que atua.

Com efeito, a contabilidade fiscal não reflete muitas das vezes:

  1. A realidade e o valor efetivo gerado pelas empresas;
  2. O peso na economia da região em que atuam;
  3. O posicionamento no mercado local;
  4. A sua imagem e notoriedade.

Avaliação na Compra e Venda de Empresas

A maioria dos empresários recorrem a consultores especializados para saberem qual o valor da sua empresa. Assim como para obterem informação sobre os fatores que estão na base da sua determinação e que por esse facto podem vir a determinar uma sua maior ou menor valorização futura.

É normal assim em processo de compra e venda de empresas, que uma consultora especializada inicie a avaliação com um levantamento de dados gerais sobre:

  1. A empresa;
  2. Os negócios;
  3. E a sua envolvente;

Sendo também efetuada uma breve auditoria estratégica e de marketing.

Em seguida, realizam-se os estudos financeiros e projeções necessárias para avaliar a empresa recorrendo-se ao uso simultâneo de várias técnicas. Como forma de se conciliarem e de se obter o valor mais correto e aproximado para o valor do negócio.

Métodos utilizadas para a Avaliação de Empresas

Dentro das técnicas mais utilizadas para avaliar empresas surge indiscutivelmente o método dos cash-flows descontados como o mais aceite.

Para a utilização deste método torna-se necessário considerar a empresa dentro do:

  1. Contexto do seu sector de atividade em que atua;
  2. Dos mercados em que se posiciona.

Sendo necessário fazer uma simulação da geração de fluxos financeiros futuros de acordo com os diferentes cenários possíveis para o desenvolvimento do negócio de compra e venda de empresas.

Adicionalmente importa conhecer:

  1. O modelo de negócio;
  2. Os métodos e condições de venda;
  3. A estrutura de custos e o sistema de distribuição da empresa em análise, conducentes a uma melhor determinação das receitas de vendas bem como dos custos associados em as gerar.

A análise cuidada e rigorosa deste conjunto de fatores permite-nos uma melhor determinação dos fluxos financeiros da empresa e por conseguinte do seu valor.

Num contexto diferente, usa-se a avaliação das opções reais para empresas endividadas ou com recursos naturais ou com informações limitadas. Sendo esta metodologia de avaliação mais utilizada nas indústrias farmacêutica, mineira, e petrolífera.

Este método nem sempre é aceite ou compreendido mas permite ao avaliador a sua comparação com os resultados obtidos através do método dos cash – flows descontados.

Outros Métodos

Finalmente, outro método adoptado,  é o do valor da cotação das ações.  Muitas vezes impraticável, dada a pouca expressão que possuem as empresas, sobretudo as PME, no mercado de capitais. Mesmo que possam vir a estar cotadas a liquidez do mercado é tão limitada que não há garantia ou confiança na obtenção de resultados.

Além dos dados calculados através dos diversos métodos é importante avaliar eventuais sinergias existentes entre o comprador e vendedor.  Para que a mesma possa melhorar a avaliação no sentido de trazer um maior êxito na compra e e venda de empresas.

No entanto, raramente se consegue quantificar diversos fatores subjetivos entre a compra e a venda de empresas. Mas é de suma importância que a empresa o faça, para que o resultado de uma avaliação e a consequente negociação entre as partes ocorra do modo mais eficaz.

Contacte-nos

Somos especialistas em Fusões e Aquisições. A Mercal foi considerada a melhor consultora portuguesa em 2017, 2016, 2015 e 2014.

A MERCAL Fusões e Aquisições apoia a sua empresa no processo de venda, aquisição, fusão e na restruturação financeira, utilizando metodologias que garantem o sucesso das operações.

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