desde 1996 a criar parcerias de futuro.

Exportar para a Polónia
25 Jan, 2017

Exportar para a Polónia

Quer investir ou exportar para a Polónia?

A Polónia é um país muito atrativo para a internacionalização da sua empresa, quer para a exportação ou investimento direto. Existem diversas e excelentes oportunidade de negócio e investimento que a sua empresa poderá aproveitar.

O The Economist Intelligence Unit (EIU), informou que no período de 2016-2018, o PIB da Polónia, deverá conseguir um crescimento médio anual de 4,7%. É de destacar também o facto da Polónia ser um dos principais beneficiários dos fundos comunitários.

Estima-se ainda um investimento directo do exterior em montantes superiores a 10 mil milhões de dólares para 2017 e 2018!

Um país que já é conhecido pelas empresas portuguesas, e que tem a preferência de diversos empresários para início da internacionalização dos seus negócios nos mercados da Europa Central.

A causa dessa opção não é complexa de compreende: A Polónia é um mercado localizado entre a Alemanha e a Ucrânia e com um excelente posicionamento, o que permite ser a porta de entrada nos países do Leste da Europa.

Para além destes fatores, destaca-se o fator de possuírem uma indústria com uma grande dinâmica e de recursos humanos muito qualificados.  A Polónia tem também uma grande estabilidade ao nível político, social, económico, e fiscal.

As oportunidades de negócio são diversas, destacando-se ainda assim, as seguintes:

  1. As infraestruturas;
  2. Energias renováveis;
  3. Setor farmacêutico;
  4. Biotecnologia;
  5. Novas tecnologias;
  6. Setor agroalimentar.

Nos últimos anos os setores que mais contribuíram para as importações, foram:

  1. Máquinas e aparelhos;
  2. Alimentação;
  3. Energia;
  4. Electrónica;
  5. Têxtil;
  6. IT;
  7. Serviços.

Porquê Investir ou Exportar para a Polónia?

Para além de alguns motivos já apresentados sobre este país localizado no centro-este da Europa, existem ainda outros fatores distintivos que vale a pena referir e salientar, tais como:

  1. A estabilidade política e fiscal;
  2. A confiabilidade e segurança para o investimento;
  3. Um grande poder de consumo. Nos últimos anos o consumo na Polónia tem aumentado expressivamente, melhorando imenso a qualidade de vida dos Polacos e um aumento na aquisição de bens e serviços;
  4. Recursos Humanos altamente qualificados.

“A Polónia será o centro do crescimento económico daqui a 10 anos”. Empresa privada de inteligência Stratfor.

Para além da Polónia, existem também outros países da Europa do Leste que dever ser tidos também em consideração para internacionalização da sua empresa.

Alguns aspetos económicos da Europa do Leste

  1. A Europa do Leste tem uma população de cerca de 230 milhões de habitantes (2013).
  2. Uma das regiões mais evoluídas economicamente, é a “danubiana”, onde se posicionam a República Checa, Hungria, Roménia e Eslováquia.
  3. Diversos países da Europa do Leste fazem parte da União Europeia, tais como a: Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa e Roménia.

Uma pesquisa recente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) publicada em 2016 divulgou um aumento muito significativo na classe média no Leste Europeu e na Ásia Central: de 33 milhões de pessoas em 2001 passou para 90 milhões em 2013!

Contacte-nos

Internacionalizamos o seu negócio! Mais de 20 anos de experiência e presença internacional.

Ajudamos a sua empresa em todas as etapas para investir ou exportar para a Polónia, assim como para outros mercados internacionais.

A Mercal está integrada na rede internacional IMCN, tendo 230 consultores espalhados pela Europa, África, América e Ásia.

Possuímos escritórios e parceiros estratégicos nos países da Europa do Leste, podendo desta forma ajudar a sua empresa para uma internacionalização rápida e bem sucedida!

Conheça todos os nossos serviços na área da internacionalização:

Contacte-nos agora mais informações.

 

 

Adicione um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

✅ Translate | 15 Languages