Desde 1996 que a Mercal Consulting Group ajuda os empresários em processos de Aquisição de Empresas.
A Mercal está integrada na rede internacional IMCN.
A Mercal é considerada a Melhor Empresa de Consultoria na área das Fusões e Aquisições, pelas importantes organizações mundiais ACQ5 e Acquisition Internacional.
Muitas vezes o empresário depara-se com questões como:
O que queremos e o que poderemos vir a ser?
Vale a pena entrar em novos segmentos ou aumentar a quota de mercado através da compra de concorrentes?
Como viabilizar uma operação destas?
Com efeito alguns fatores como capacidade de gestão, necessidades de capital e o tempo poderão ser condicionantes para o crescimento da empresa e dos seus negócios.
Por sua vez, as opções existentes estão condicionadas pela:
• Globalização da concorrência;
• Padrões de produtividade e competitividade;
• Evoluções tecnológicas;
• Necessidade de obter economias de escala para compensar o esmagamento das margens do negócio;
• Maior consolidação sectorial e exigência de transparência e respeito pelos princípios de governança corporativa.
Por outro lado, a velocidade obtida por crescimento orgânico da empresa pode não ser suficiente para preservar ou conquistar uma posição competitiva no mercado.
Assim, as operações de fusão, aquisição de empresas ou alianças estratégicas surgem como um importante mecanismo que pode vir a ser seriamente considerado.
Na consolidação da estratégia de Aquisição de Empresas devem-se alcançar três objetivos:
1. Gerar Valor ao Acionista;
2. Obter Quota de Mercado;
3. Ganhos de Sinergias.
Neste ponto, vale lembrar o ditado. A perceção é forte e os sinais visíveis são fracos.
Na estratégia é importante ver coisas distantes como se estivessem próximas e as coisas próximas como se estivessem distantes.
Na busca pela sua melhor estratégia de expansão a Mercal pode contribuir de forma decisiva:
• Na preparação da estratégia;
• Avaliação;
• Negociação e futura integração do novo negócio com o atual.
Possuímos ampla experiência tanto no mercado europeu, africano e americano ao nível de operações internacionais, quer sejam na compra de um concorrente quer na aquisição de um cliente ou fornecedor.
Não basta só analisar se o valor da aquisição é alto ou baixo em termos absolutos, mas também se será liquidada ou não uma quantia maior do valor real da empresa para um determinado comprador.
Existem inúmeros fatores que influenciam o processo de venda de uma empresa.
É comum encontrar empresários que desenvolvem um fator emocional muito grande com as suas empresas como se elas fossem as suas próprias vidas. Já os compradores encaram a aquisição de uma empresa com grande objetividade.
O que realmente importa são os números que a empresa apresenta, nomeadamente o seu desempenho financeiro assim como os fatores económicos ligados ao mercado em que a empresa atua.
Ajudamos a encontrar a empresa certa e a fazer o melhor negócio para si.
Asseguramos todas as etapas que dizem respeito a processos de Aquisição de Empresas: