Abertura de Avisos: Eficiência Energética
Encontram-se abertos concursos a nível nacional para apoiar projetos de investimento de eficiência energética nas empresas. A taxa máxima de financiamento sobre o investimento elegível é de 70%, com exceção de Lisboa em que taxa de incentivos é de 50%.
Poderá consultar os avisos abertos e as condições nos seguintes sítios:
- Centro 2020 – Prazo: 27-12-2019
- Alentejo 2020 – Prazo: 31-10-2019
- Lisboa 2020 – Prazo: 06-11-2019
- Algarve 2020 – Prazo: 12-12-2019
A linha de apoio à eficiência energética nas empresas tem como principais objetivos:
- Promoção da eficiência energética e a utilização das energias renováveis nas empresas;
- Aumento da eficiência energética nas empresas, financiando a implementação de medidas de eficiência energética ;
- Apoiar projetos que contemplem a implementação de ações que visem a utilização de energias renováveis para autoconsumo nas empresas.
Necessita de apoio na elaboração da candidatura? Contacte-nos agora.
Incentivos à Eficiência Energética – Despesas Elegíveis
Os investimentos apresentados em sede candidatura deverão estar justificados através da os resultados da realização de uma auditoria energética prévia. O projeto irá concretizar as soluções apontadas na auditoria energética e que constituem soluções integradas no domínio da eficiência.
São elegíveis investimentos relacionados com Intervenções nos processos produtivos das empresas que se encontrem previstas na auditoria energética prévia e que demonstrem os respetivos ganhos financeiros líquidos. Assim como Intervenções ao nível da promoção de energias renováveis nas empresas para autoconsumo, desde que façam parte de soluções integradas que visem a eficiência energética.
Mais concretamante, são elegíveis as seguintes intervenções:
- Otimização e instalação de tecnologias e sistemas energeticamente eficientes ao nível dos processos produtivos;
- Otimização e instalação de tecnologias e sistemas energeticamente eficientes ao geradores de vapor, caldeiras, instalações frigoríficas, iluminação, entre outros.
- Intervenções na envolvente opaca de edifícios climatizados ou refrigerados, com o objetivo de proceder à instalação de isolamento térmico em paredes, pavimentos e coberturas, e assim potenciar reduções do consumo de energia;
- Intervenções na envolvente envidraçada de edifícios climatizados ou refrigerados, nomeadamente através da substituição de caixilharia com vidro simples, e caixilharia com vidro duplo sem corte térmico, por caixilharia com vidro duplo e corte térmico;
- Intervenções nos sistemas técnicos instalados, através da substituição dos sistemas existentes por sistemas de elevada eficiência, ou através de intervenções nos sistemas existentes que visem aumentar a sua eficiência energética;
- Intervenções ao nível da implementação de sistemas de gestão técnica de energia;
- Instalação de painéis solares térmicos para produção de água quente sanitária;
- Instalação de sistemas de produção de energia para autoconsumo a partir de fontes de energia renovável.
- O custo das auditorias energéticas só será cofinanciado se as soluções por elas apontadas se concretizarem na realização de investimentos, não sendo elegíveis quaisquer auditorias obrigatórias por lei.
Contacte-nos agora
A Mercal é especialista na elaboração de candidaturas visando a obtenção de incentivos para as empresas. Elaboramos e submetemos o dossier de candidatura para que possa obter incentivos no âmbito das medidas de apoio à eficiência energética.
Contacte-nos agora. Enviamos gratuitamente a nossa proposta num prazo de 24 horas úteis.
A Mercal faz parte da rede internacional IMCN e é uma consulta de referência na área de projetos de investimento e candidaturas ao Portugal 2020.
Adicione um comentário