Desde 1996 que a Mercal Consulting Group ajuda as empresas através da realização de missões empresariais.
A Mercal está integrada na rede global IMCN, com presença na Europa, África, América e Ásia.
A Mercal é considerada a Melhor Empresa de Consultoria, pelas prestigiadas organizações mundiais ACQ5 e Acquisition Internacional.
A MERCAL através da realização de Missões Empresariais, apoia as empresas no trabalho de prospecção relativo a novos mercados, a encontrar novos parceiros comerciais, aumentar as suas exportações, a gerar oportunidades de negócio e parcerias ou implementar-se em mercados externos.
As Missões Empresariais organizadas pela Mercal visam proporcionar os seguintes benefícios para as empresas:
• Relacionamento comercial e/ou tecnológico com os mercados alvo;
• Conhecer práticas adotadas em empresas e/ou mercados de referência;
• Permitir às empresas o contacto com novos mercados;
• Desenvolver a presença das empresas no mercado global.
Em seguida identificamos a nossa metodologia para as Missões Empresariais.
Primeiros dias após a assinatura do contrato para a realização de Missões Empresariais.
a) O trabalho tem início com uma reunião da Mercal com o cliente de forma a captar na sua totalidade a necessidade identificada e as expectativas que o cliente tem com o presente trabalho. Define-se o perfil dos parceiros locais a identificar;
b) Em conjunto com o cliente estabelece-se uma dezena de perguntas mais técnicas que são relevantes para o cliente e cujas respostas lhe permitirão estar mais bem preparado para a realidade do país e para as reuniões com os candidatos a parceiros locais;
c) Passagem de toda a informação da Mercal ao seu Delegado local;
d) Discussão aberta sobre a completa compreensão dos interesses do cliente e do perfil do parceiro, além da análise de cada uma das questões que se pretendem ver respondidas.
Aqui reside o maior valor acrescentado da Mercal. A perceção da realidade local, a noção de como a oportunidade apresentada pelo cliente português se pode otimizar a nível local e de como pode oferecer valor aos potenciais parceiros locais.
Cria-se um modelo de negócio sobre a forma como o cliente pode funcionar no país destino.
Com esta orientação os nossos Delegados locais irão apresentar a oportunidade que mais se lhes adequa. E para isso vão, em primeiro lugar, identificar as empresas mais relevantes, com potencial para trabalhar com o nosso cliente.
A comunicação pessoal e o contacto direto estão na base do trabalho, uma vez que são as pessoas que fazem as empresas e os seus Delegados que realizam os negócios. E é com pessoas, com muitas pessoas relevantes no setor do cliente, que vamos falar.
Deste contacto intensivo vão sair muitas oportunidades, algumas que até poderiam não estar a ser consideradas à partida. A Mercal analisará a viabilidade das oportunidades levantadas e irá apresentá-las ao seu cliente.
Do cruzamento de toda a informação obtida, a Mercal apresentará um Relatório que apoiará o cliente nas suas decisões.
O plano é apresentado até dois meses depois do início do trabalho de acordo com os seguintes conteúdos:
1. Introdução;
2. Apresentação do país de destino;
3. Setor do Cliente;
a. Como funciona o Setor no país destino;
b. Potenciais Clientes e Parceiros;
4. Plano de Reuniões;
5. Conclusões.
Em conjunto com o cliente e tendo por base a informação apresentada no Plano de Ações define-se um plano de visita do responsável do cliente ao país.
De forma a otimizar a oportunidade começa-se a desenhar o plano de visita após o Relatório Intermédio, o que permitirá ter mais tempo para a reserva dos bilhetes de avião e marcação de hotel.
O responsável do cliente passará 2 ou 3 dias no país, visitando os contactos em conjunto com o Delegado. Normalmente as reuniões são na capital.
Só em situações excecionais é que não é assim. Os custos de transporte, alojamento e alimentação do Delegado são por conta do cliente.
Imediatamente após o regresso do cliente a Portugal, o Delegado local da Mercal faz uma ronda de contactos telefónicos com as empresas que reuniram com o cliente, de forma a compreender o interesse real que a oportunidade suscitou nas empresas e as condições para o projeto poder avançar.
Esse relatório é imediatamente enviado ao cliente.
Por vezes há o interesse do cliente de que o nosso Delegado local dê continuidade à atividade de manutenção ou representação do cliente no país, que dê a cara pela empresa, e que possa ter inclusive um e-mail e um cartão-de-visita do cliente.