desde 1996 a criar parcerias de futuro.

ISO 14001
17 Fev, 2017

ISO 14001

Nos últimos anos tem existindo um crescimento considerável da implementação de sistemas de gestão ambiental segundo os requisitos da ISO 14001 e consequente certificação.

Nas últimas décadas, temos vindo a assistir a um crescimento económico constante. Despoletado pela necessidade de ir de encontro às expectativas do Homem e melhorar as suas condições de vida. Este crescimento traz consigo graves problemas ao nível da poluição e da exploração abusiva dos recursos naturais. Esta problemática tem vindo a ganhar tal dimensão que a sociedade têm-na encarado de uma forma cada vez mais séria.

Nesta perspectiva, os empresários demonstram cada vez mais interesse em tornarem-se parte activa de um movimento que luta por um desenvolvimento sustentável. Assim apostam cada vez mais no controlo dos impactes das suas actividades, produtos e serviços. Assim como na gestão dos recursos utilizados.

Contacte-nos agora para mais informações.

Benefícios da ISO 14001

Os principais benefícios de uma organização certificada pela ISO 14001 são o reconhecimento pela sociedade de uma empresa que se preocupa com o meio envolvente e que cumpre a legislação. A certificação poderá trazer também benefícios económicos provenientes de uma gestão eficaz dos recursos necessários à sua actividade.

É prática corrente as organizações implementarem um sistema de gestão ambiental integrado com um sistema de gestão da qualidade segundo o referencial normativo ISO 9001.  Por este motivo, a ISO 14001:1996 sofreu um processo de revisão iniciado no ano 2000 o qual deu origem a uma nova versão da ISO 14001,publicada em Novembro de 2004.

Esta nova versão clarifica alguns pontos da anterior edição e foi alinhada com a ISO 9001, para que os dois referenciais se tornem mais próximos.

Analisando ambas as versões reconhecem-se logo algumas diferenças nas definições apresentadas. Para além da alteração de algumas das definições existentes, foram introduzidas definições novas tais como:

  • Auditor;
  • Acção Correctiva;
  • Documento;
  • Não Conformidade;
  • Acção Preventiva;
  • Procedimento;
  • Registo.

Com o intuito de implementar a nova edição da ISO 14001 de uma forma gradual nas organizações que já tinham o seu sistema de gestão ambiental certificado, foi estabelecido um plano de transição. A partir de 15 de Maio de 2005 todas as auditorias realizadas foram feitas segundo a ISO 14001:2004.

Podemos concluir que esta norma é extremamente importante para o tecido empresarial, pois permite a compatibilização com a ISO 9001.

A implementação de sistemas integrados de gestão da qualidade, ambiente e higiene e segurança no trabalho, que são cada vez mais comuns nas nossas organizações, torna-se mais fácil e eficaz.

Contacte-nos

Implementamos e fazemos a manutenção da ISO 14001 e de outras normas. Conheça aqui os nossos serviços de Consultoria de Sistemas de Gestão da Qualidade e de Sistemas Integrados.

A Mercal faz parte do Grupo Internacional IMCN, possui 21 anos de experiência, e é considerada a melhor empresa de consultoria portuguesa.

Contacte-nos agora para mais informações.

 

Adicione um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

✅ Translate | 16 Languages