É o momento para vender?
A ideia de vender a sua empresa pode ser motivada por uma série de fatores, alguns dos quais podem estar fora do seu controle.
Eles podem incluir problemas de saúde, divórcio, necessidade de liquidar ativos ou realizar um novo caminho estratégico, tédio ou até ficar sobrecarregado.
Independentemente da sua motivação, o momento da venda pode realmente influenciar o preço.
O preço de venda normalmente reflete o desempenho e os lucros anteriores, portanto, levar isso em consideração pode ajudá-lo a tomar uma decisão sobre quando colocar a sua empresa no mercado.
5 momentos para vender a sua empresa
-
Declínio da empresa
Este é o momento mais desafiador para um empresário. Uma queda no desempenho poderá ter drenado a sua motivação e energia e poderá simplesmente retirar a vontade e interesse para construir o negócio novamente.
Infelizmente, isso é uma das motivações frequentes de muitos empresários que pensam em vender a sua empresa. O problema é que uma queda significativa nos lucros e no desempenho também significa um preço de venda mais baixo, e uma maior dificuldade na geração de interessados na compra da empresa.
Se a sua empresa está nessa situação, é necessário que questione se tem condições para continuar a gerir o seu negócio e aumentar os lucros, garantindo dessa forma um melhor preço de venda no futuro e o sucesso do negócio.
Pergunte a si mesmo: Tenho condições para revitalizar a atividade e aumentar os lucros, para obter um valor de avaliação superior?
-
Vendas e lucros crescentes
Um negócio em crescimento sempre venderá mais rápido e a um preço melhor, porque os investidores astutos estão prontos para tirar proveito do sucesso futuro no mercado.
No entanto, alguns empresários não desejam vender quando o negócio está em crescimento, face ao trabalho árduo investido e à ligação emocional criada à empresa, contudo esse é efetivamente o melhor momento para se vender a empresa.
Nessa fase, como haverão mais interessados na aquisição da sua empresa e os compradores estarão dispostos a pagar mais, o período de crescimento é sempre o momento ideal para considerar vender a sua empresa e obter o melhor retorno do investimento.
-
Perdeu a paixão pela sua empresa ou pretende reformar-se
À medida que uma empresa cresce, os desafios empresariais mais empolgantes e motivadores são frequentemente substituídos por desafios mais administrativos ou relacionados à gestão de recursos humanos. Se o tédio da gestão diária e administrativa da empresa não for para si, talvez seja hora de preparar a sua empresa para venda e abraçar novas iniciativas.
Após uma vida dedicada à empresa, e não existindo sucessores, poderá ser este o momento ideal para vender a sua empresa e aproveitar a vida enquanto ainda possui saúde e vontade.
-
Não está à altura dos desafios atuais da empresa
Essa é uma questão difícil de enfrentar, mas ser proprietário e líder de uma empresa também exige humildade. É hora de vender a sua empresa para outra pessoa poder levá-la para o próximo nível?
-
Uma oportunidade inesperada de negócio
Uma estratégia de saída também pode ser motivada pela oportunidade de negócio. Não tinha pensado em vender a sua empresa, no entanto recebeu uma excelente proposta para a aquisição da sua empresa? Nesse caso, poderá ser a oportunidade perfeita para fechar o negócio e maximizar o seu retorno.
Independentemente do motivo da venda, um aspeto é claro: nunca é cedo demais para criar uma estratégia de saída e começar a preparar o seu negócio para a venda. Ter um plano em vigor significa que você estará pronto para tirar vantagem de qualquer situação que ocorrer no tempo.
Esta é a altura ideal para avaliar a sua empresa e, não só conhecer o seu valor, como compreender de que forma poderá aumentar o valor da empresa e o tipo de medidas que deverá incorporar na estratégia da sua empresa de curto e médio prazo.
Caso necessite de ajuda, saiba mais acerca dos nossos serviços de Avaliação e Venda de Empresas. Asseguramos todas as etapas do processo e a total confidencialidade. Vendemos a nível internacional.
A Mercal faz parte da rede internacional IMCN.
Leia os nossos artigos:
6 aspetos que deve saber antes de vender a sua empresa.
7 etapas para vender a sua empresa.
Adicione um comentário