Plano de Marketing
Para satisfazer as exigências do cliente e acompanhar as tendências do mercado, as empresas necessitam de um plano de marketing orientadores para a sua atividade. Os planos têm como objetivo tornar sustentável a sua vantagem competitiva nos seus mercados de atuação.
O plano de marketing é aqui um instrumento indispensável pois permite identificar os fatores que influenciam a empresa na obtenção e manutenção dessa vantagem competitiva. Após o estabelecimento de objetivos mensuráveis, de acordo com os recursos disponíveis na empresa, tomam-se medidas necessárias para garantir que eles sejam atingidos. Isso é feito através do planeamento e controlo dos meios que lhe estão afectos.
A união dos objectivos explicitamente definidos e dos planos delineados para a sua realização é concretizada na estratégia, isto é, na definição das políticas a seguir.
As políticas visam aspectos diversos tais como:
- O crescimento pretendido;
- A qualidade do produto;
- Imagem;
- Comunicação;
- Posição e quota de mercado.
As políticas orientam a formulação para o alcance desses objetivos quando inseridos nos planos que são definidos para o horizonte temporal em análise. A sobrevivência e viabilização de uma empresa depende da sua capacidade em se adaptar, modificar e responder aos permanentes desafios do meio envolvente. Assim importa optimizar a aplicação dos seus recursos e capacidades e potenciando o desenvolvimento das suas competências.
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A Importância do Plano de Marketing
Se ainda não está convencido da importância de um plano de marketing, saiba que é um elemento essencial à estratégia de qualquer empresa. No Plano são definidos todos os pormenores no que diz respeito ao mercado e a forma como a empresa deverá atuar para alcançar os objetivos definidos.
O Plano de Marketing permite também aumentar a eficiência dos recursos e garantir o sucesso das estratégias, através de uma diversidade de fatores para além do volume de vendas.
A Estratégia de Marketing bem planeada e implementada ajudará a sua empresa a crescer, a angariar mais clientes, a fidelizar os seus clientes, a penetrar em novas geografias ou segmentos de mercado.
O aumento da satisfação de clientes, que poderá ser medido e monitorizado por:
- Questionários online ou presenciais;
- Feedback informal dos clientes;
- Comentários e críticas nas páginas da empresa (Site, Blog e redes sociais);
- Fóruns e sites de avaliação e críticas de serviço e produtos.
São instrumentos importantes para avaliar o impacto da estratégia na satisfação e fidelização de clientes. Permitindo também perceber quais as táticas definidas no plano que estão a ter maior sucesso, e quais as que deverão ser melhoradas ou excluídas. Outros indicadores como o volume de vendas e a taxa de retenção, entre outros, deverão também ser monitorizados.
Assim, através do Plano de Marketing a sua empresa poderá prosperar e aumentar ou conseguir uma vantagem competitiva, assim como crescer em novos mercados.
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