Plano Turismo Sustentável
Foi aprovado em Junho o Plano Turismo +Sustentável 2020-2023, que servirá como referência estratégica para a definição de ações concretas e linhas de apoio com o objetivo de tornar Portugal um destino turístico sustentável.
No plano nacional, a visão da Estratégia Turismo 2027 objetiva a afirmação do Turismo como um motor para o desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território, posicionando Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.
O Plano Turismo +Sustentável 2020-2023, tem oito objetivos estratégicos de sustentabilidade económica, social e ambiental:
- Aumentar a procura turística no país e nas várias regiões;
- Crescer a um ritmo mais acelerado nas receitas do que nas dormidas;
- Alargar a atividade turística a todo o ano;
- Aumentar as habilitações da população empregada no Turismo;
- Assegurar que a atividade turística gera um impacto positivo nas populações residentes;
- Incrementar os níveis de eficiência energética nas empresas do Turismo;
- Impulsionar uma gestão racional do recurso água no Turismo;
- Promover uma gestão eficiente dos resíduos na atividade turística nacional.
Plano Turismo +Sustentável 2020-2023: Eixos de Atuação
Foram definidos 4 eixos de atuação para projetos e ações a desenvolver pelas entidades públicas e privadas direta e indiretamente associados ao setor:
- EIXO I – ESTRUTURAR uma oferta cada vez mais sustentável
- EIXO II – QUALIFICAR os agentes do setor
- EIXO III – PROMOVER Portugal como um destino sustentável
- EIXO IV – MONITORIZAR as métricas de sustentabilidade no setor
EIXO 1 – ESTRUTURAR
Do EIXO 1 – ESTRUTURAR, destacam-se as seguintes principais ações previstas:
Reforço da eficiência ambiental na oferta turística
Desenvolvimento de Políticas públicas e implementação de ferramentas ágeis e adequadas ao setor, tendo em vista uma alteração significativa ao nível das práticas ambientais das empresas turísticas.
Empresas e destinos sustentáveis
Capacitação das empresas, dos seus colaboradores e das entidades com competências na gestão dos destinos turísticos através da disponibilização de informação e ferramentas técnicas de apoio, assim como da disseminação das boas práticas.
Economia Circular
Estimular a economia circular no Turismo, fomentando a transição para um modelo económico assente na prevenção, redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais, água e energia.
Mobilidade Sustentável
Desenvolver a mobilidade suave e ciclável em contexto urbano, a conectividade entre os territórios, a adoção de meios de transporte terrestres e marítimos com baixo ou zero emissões de carbono, são alguns dos desafios a concretizar pelo setor.
Acessibilidade para todos
Promover uma oferta inclusiva, e acessível a todos, para alcançar o pilar da sustentabilidade social, e reforçar a competitividade dos negócios e dos destinos turísticos.
Valorização do Património Cultural
Criação de medidas que contribuam para a preservação dos valores tangíveis e intangíveis que nos caracterizam e diferenciam enquanto destino turístico e que geram benefícios para a economia nacional e para as comunidades locais.
Valorização do Património Natural
Apostar no desenvolvimento de medidas que visem oferecer experiências enriquecedoras e de bem- -estar no usufruto do património natural e que, em simultâneo, acautelem a preservação dos valores naturais e da biodiversidade, contribuindo igualmente para gerar benefícios económicos e sociais.
Valorização da oferta náutica e balnear
Qualificar e valorizar as infraestruturas, equipamentos e serviços relacionados com este ativo estratégico, bem como promover a gestão sustentável das atividades de turismo náutico.
Inovação para sustentabilidade
Apoiar a inovação no turismo para uma maior competitividade das empresas turísticas e eficiência no consumo e gestão de serviços, infraestruturas e recursos, com vista a afirmar Portugal como smart destination.
Mais informações disponíveis no site do Turismo de Portugal.
Consulte no nosso site todos os avisos de candidaturas abertas para projetos de turismo.
Adicione um comentário