desde 1996 a criar parcerias de futuro.

Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade
11 Out, 2018

Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade

Encontra-se aberta a 2ª fase de candidaturas ao Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade.

O Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade foi lançado pela Turismo Fundos, e pretende apoiar os empreendedores e empresários na aquisição de imóveis para o desenvolvimento da atividade de Turismo em territórios do interior ou de baixa densidade.

A 2ª fase de candidaturas prevê condições mais vantajosas para a aquisição dos imóveis, com o objetivo de valorizar economicamente os ativos imobiliários, assim como apoiar o desenvolvimento e sustentabilidade das regiões mais desfavorecidas.

Não dispensado da leitura do regulamento, de forma simplificada as operações de investimento imobiliário ocorrem da seguinte forma:

1. Aquisição do imóvel através de um fundo de investimento, que é gerido pela Turismo Fundos. O imóvel terá que preencher os requisitos do regulamento. Aquisição do imóvel pretende apoiar os promotores do projeto no desenvolvimento da atividade de turismo e na valorização económica dos imóveis.

2. Realização de contrato de arrendamento como opção de compra entre a Turismo Fundos e a entidade promotora do projeto.

3. São objeto de apoios os investimentos necessários para a realização de obras de requalificação dos imóveis adquiridos.

O prazo para apresentação de candidaturas foi prorrogado até  30 de Junho de 2019.

Precisa de ajuda? A Mercal poderá apoiar na elaboração do plano de negócios e estudo de viabilidade para apresentação de candidatura ao Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade.

Contacte-nos agora para mais informação.

Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade: Projetos Enquadráveis

São enquadráveis projetos de investimento para o setor do Turismo que objetivem a aquisição de imóveis localizados os territórios considerados de baixa densidade.

Os projetos deverão visar não só a valorizar os imóveis através do setor do Turismo, como também promover o desenvolvimento e dinamização das regiões e locais envolvidos.

Caso seja necessário e solicitado apoio para a realização de obras, é obrigatório a existência de um pedido de informação prévia aprovado na respetiva entidade camarária.

Para a apresentação da candidatura, deverá apresentar um Plano de Negócios e Estudo de Viabilidade económica e financeira do projeto, com o programa de investimento descriminado, respetiva cobertura financeira e demonstração de resultados previsionais com os pressupostos de exploração assumidos nas projeções, assim como a Memória descritiva do projeto de investimento, com todas as peças escritas e desenhadas.

Deverão estar garantidas as respetivas fontes de financiamento e viabilidade do projeto de investimento

O projeto deverá ser ambientalmente, financeira e economicamente sustentável.

Demonstrarem ser ambientalmente sustentáveis, devendo prever medidas de gestão eficiente.

Condições das Operações de Investimento

O valor máximo de operação é de 3 milhões de euros.

O prazo do contrato de arrendamento é no máximo de 15 anos

A renda anual é estipulada de acordo a EURIBOR a 12 anos, acrescida de 1,5% relativamente ao valor aquisição do imóvel, ou ao valor total da operação, nas situações em que o fundo também financiou o custo das obras para a requalificação do imóvel.

A empresa promotora do projeto, poderá exercer a opção de compra relativamente ao imóvel, estando cumpridos no mínimo 3 anos do contrato de arrendamento celebrado.

Dependendo da análise da Turismo Fundos e da situação do promotor, poderá também ser definido um período de carência para o pagamento da renda.

Poderá consultar mais informações sobre as condições do Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade no website da Turismo Fundos. 

Tenha acesso a consultores especializados no Setor do Turismo e garanta o sucesso do seu projeto. Contacte-nos para mais informações.

Conheça os nossos serviços de Consultoria em Turismo e Consultoria Hoteleira.

Outros Apoios ao Turismo: Sistemas de Incentivos

Conheça os apoios ao Turismo no âmbito do Portugal 2020 e Turismo de Portugal.

Sistemas de Incentivos do Portugal 2020
Linhas de financiamento do Turismo de Portugal
Programa da Portugal Ventures

Adicione um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *