Projeto I&DT: HIPERSea
A nossa cliente A.Silva Matos, Metalomecânica, através da sua Chairman, Cláudia Matos Pinheiro, concedeu uma entrevista ao COMPETE 2020 tendo falado acerca da sua experiência e do projeto de investimento aprovado no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente de co-promoção, em regime de consórcio.
O projeto HIPERSea envolveu um investimento elegível de cerca de 2,7 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 1,7 milhões de euros.
HIPERSea: Sistema Hiperbárico
Trata-se de um projeto de investigação que visa desenvolver e consolidar a cadeia de valor da exploração dos biorrecursos marinhos, que vão desde a sua captura a elevadas profundidades até à sua reprodução em cativeiro à superfície.
Estes componentes serão: uma infraestrutura móvel hiperbárica que permita a recolha de organismos vivos no mar profundo em condições de elevada pressão, baixa temperatura – ou extremamente elevada, no caso de proximidade a vulcões ativos – e reduzida luminosidade, e uma infraestrutura ou mecanismo que permita a sua transferência para uma outra câmara hiperbárica, que irá mimetizar à superfície, o ambiente do fundo do mar nos parâmetros físicos relevantes. Globalmente o sistema proposto por este projeto, irá permitir a manutenção destes organismos em ambientes controlados e de fácil acesso, não só para aprofundar o conhecimento científico de organismos-chave do mar profundo, como também permitirá o seu uso e dos seus sucedâneos à escala industrial, nas indústrias e serviços.
Adicione um comentário