desde 1996 a criar parcerias de futuro.

08 Mai, 2018

Quando vender a empresa?

A sua empresa está a crescer e já recebeu propostas de investidores? Ou a situação piora e necessita de vender a sua empresa para minimizar as perdas?

Para além dos motivos que o levam a tomar essa decisão, deverá procurar apoio especializado e considerar alguns dos critérios fundamentais envolvidos no processo de forma a efetuar o melhor negócio possível, com o melhor resultado financeiro para si.

Vender a empresa no melhor momento

Qual o melhor momento para vender a sua empresa?

De forma simplificada, o valor de uma empresa poderá variar de forma similar ao mercado de ações. A melhor decisão de venda poderá ocorrer quando a empresa se encontra no auge do seu crescimento podendo nesse contexto obter o melhor resultado financeiro. Já adiar ou precipitar a decisão, tomando-a de forma precoce ou tardia, poderá não ser a melhor decisão, dependendo também do cenário em que se encontra a empresa e da situação do empresário.

É preciso também que considere obter um retorno líquido para a empresa, sendo que o seu negócio possui valor agregado, mas só conseguirá liquidez quando efetuar as negociações com um comprador. Necessita também de refletir que gerir uma empresa envolve riscos, e por norma, quanto maior for o seu crescimento, maior será a probabilidade de insucesso.

Compreender o contexto económico no qual se insere a empresa e quais as perspectivas futuras da atividade, é fundamental igualmente para a tomada de decisão. Assim, solicitar apoio a consultoras especializadas será importante para avaliar a sua empresa, verificar se é o melhor momento para venda e qual o potencial de valorização futuro, ajudando-o a tomar a melhor decisão. Podendo também apoiá-lo em todo o processo de venda de empresa, aumentando assim as possibilidades de fazer o melhor negócio possível.

Contacte-nos agora, e marque uma consulta grátis com os nossos consultores especializados em processos de Fusões e Aquisições.

O que o motiva para a venda da empresa?

Entre outros motivos, por norma, as decisões de venda de empresa estão relacionadas com a relação entre os sócios, a necessidade de expansão da empresa, situações de crise ou questões particulares dos sócios.

Vender a empresa pode ser uma decisão equacionada quando ocorrem divergências entre sócios, ou quando surgem dificuldades em encontrar um sucessor, sendo este último, uma das razões mais frequentes para a tomada de decisão.

Quando surge a necessidade de a empresa crescer e os sócios não possuem recursos para investir, a decisão poderá passar pela venda da empresa. Nessa situação Fundos de Capital de Risco e Business Angels poderão também ser considerados através da participação no capital social, disponibilizando os fundos necessários e podendo ajudar também no aumento do valor da empresa.

Quando a empresa se encontra numa situação financeira difícil, vender a empresa poderá também ser uma das alternativas possíveis.

Por último, a decisão de venda de uma empresa dependerá sempre do seu perfil de empresário e dos seus objetivos.

Contacte-nos agora. A Mercal possui mais de 22 anos de experiência e faz parte do grupo internacional IMCN.

A Mercal é considerada a Melhor Empresa de Consultoria na área das Fusões e Aquisições, pelas prestigiadas organizações mundiais ACQ5 e Acquisition Internacional.

 

Adicione um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

✅ Translate | 15 Languages