desde 1996 a criar parcerias de futuro.

reestruturar empresa
07 Jul, 2020

Reestruturar empresa?

Reestruturação para salvar a sua empresa: qual o caminho que deve seguir?

Uma reestruturação planeada adequadamente pode salvar uma empresa. Neste artigo, analisamos algumas opções disponíveis para os empresários.

A maioria das empresas aborda a possível reestruturação apenas em períodos de dificuldades financeiras, mas na verdade pode reestruturar a empresa a qualquer momento. Independentemente das circunstâncias, geralmente é um exercício benéfico, podendo permitir a revitalização da sua empresa e a sua sustentabilidade futura.

Se a sua empresa já atravessar um período de dificuldades financeiras, é importante prosseguir com cautela e seguir o conselho de profissionais qualificados que possam ajudar a navegar pelas muitas armadilhas existentes.

Precisa de apoio especializado? Contacte-nos agora. Desde 1996 que apoiamos as empresas em processos de Reestruturação e Recuperação.

O que significa reestruturar a sua empresa?

Normalmente, quando se refere à reestruturação de uma empresa, significa dividir ou reorganizar as diferentes partes da empresa. Pode ser usado de várias formas, incluindo a venda de ativos, a criação de subsidiárias, a transferência de direitos de propriedade, a reorganização de dívidas, recursos humanos e, por vezes, o próprio modelo de negócios subjacente.

Na maioria das vezes, isso é feito quando uma empresa está (ou prestes a entrar) em dificuldades financeiras. Se esse for o seu caso, deverá agir com cuidado e precaução para garantir que a reestruturação seja do interesse dos credores.

Infelizmente, as empresas geralmente adiam a reestruturação para muito tarde, mas a reestruturação adequada ou, idealmente, deverá ser planeada desde precocemente, podendo salvar (e até proteger) os seus negócios.

Em certas circunstâncias, pode ser necessário consolidar diferentes aspetos dos negócios, especialmente se a estrutura corporativa se tornar desnecessariamente complexa.

A divisão de partes do negócio geralmente é feita por meio da criação de subsidiárias e da transferência de partes das operações para diferentes entidades corporativas.

Durante esse processo, partes do negócio (ou subsidiárias) também podem ser vendidas. Isso permite que uma empresa venda as partes prejudiciais ou com baixo desempenho da operação.

Como Reestruturar a sua empresa?

Muitas vezes, quando uma empresa está com dificuldades financeiras, procura explorar a possibilidade de recuperação corporativa com os seus credores. Esta é uma análise detalhada da posição financeira da empresa durante a qual procurará tentar, com o apoio dos credores, reorganizar as dívidas da empresa. Para que isso funcione, é necessário que haja um negócio viável.

É essencial que exista um acordo coerente entre a empresa e os seus credores para permitir à empresa um período de tempo para reverter os negócios sem o risco de os credores executarem as suas dívidas e forçarem processos de insolvência.

Na maioria das vezes, geralmente deverá estar alinhado com os seus credores; no entanto, durante períodos de dificuldades financeiras, esse pode não ser o caso e é importante que a administração atue de maneira transparente com os melhores interesses dos credores.

Dependendo do tamanho do negócio e das circunstâncias financeiras, existem várias formas pelas quais uma empresa pode considerar a reestruturação.

Formas de possível reestruturação podem incluir:

  • Downsizing
  • Outsourcing
  • Redução de custos
  • Venda de ativos
  • Considerar formas de maximizar os fluxos de receita
  • Realinhar os riscos e custos operacionais, incluindo considerar franchising, licenciamento, recurso a distribuidores ou agentes.

Caso a sua empresa esteja em situação económica difícil, com dificuldades pontuais para cumprir com as suas obrigações, por carência de liquidez ou por não conseguirem obter crédito junto da banca, deverá recorrer de imediato ao PER

Não Perca mais tempo! Contacte-nos agora e salve a sua empresa.

A Mercal faz parte da rede internacional IMCN e desde 1996 apoiamos as empresas em Portugal nas diferentes áreas de consultoria.

Adicione um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

✅ Translate | 16 Languages