Seja flexível ao vender
Todos os empresários bem-sucedidos desejam obter o melhor valor pela venda das suas empresas, por todo o tempo, entrega e dedicação entregues para o cescimento das empresas. Contudo, por vezes, face à relação emocional que possuem criam expectativas irreais acerca do valor de mercado das suas empresas.
Há empresários que muitas vezes têm dificuldade em ser flexíveis em vários aspetos durante o processo de venda da empresa, o que acaba por complicar e dificultar a conclusão da venda.
Muitos empresários pensam que têm uma ideia acerca dos ativos tangíveis e intangíveis da empresa, e é por esse motivo, que muitos proprietários de empresas fazem suposições sobre o valor dos seus negócios e acerca do preço de venda que os compradores terão que pagar para adquiri-las.
Por vezes, eles subestimam o valor e às vezes o valor é muito superestimado. Além disso, há empresários que muitas vezes têm dificuldade em ser flexíveis em vários aspetos durante o processo de venda da empresa. A chave para ser flexível, é iniciar o processo de venda com as expectativas certas.
Saiba neste artigo 4 momentos em que deverá ser flexível no decurso do processo de venda da sua empresa, de forma a concluir a venda com o sucesso desejado.
1. Ser flexível na avaliação da empresa
Quando se trata de avaliar a sua empresa, ninguém pode questionar a sua dedicação em prol dos interesses da empresa. No entanto, muitos empresários não sabem corretamente avaliar as suas empresas ou têm uma expectativa irreal.
Se um empresário tem uma visão distorcida de uma forma favorável ou desfavorável, não importa. O importante é que o proprietário seja flexível na hora de se preparar para a avaliação do negócio.
Uma vez realizada uma avaliação adequada, tanto o vendedor quanto o consultor deverão estar de acordo com o resultado obtido. A preparação adequada no estágio de planeamento e avaliação é essencial para o sucesso do processo de venda.
Seja flexível quanto ao preço de venda da sua empresa. Poderá ter a felicidade de encontrar um comprador que esteja disposto a pagar mais do que o valor real da empresa, no entanto esse será um cenário que exigirá muita sorte, e se não tiver sucesso, terá que aguardar muito tempo para conseguir vender a sua empresa.
Embora precise ser flexível, certifique-se de que o consultor de M&A que você escolher seja minucioso e justo quando chegar a hora de avaliar e colocar o seu negócio à venda.
2. Flexibilidade com os termos do negócio
Um cenário ideal de venda ocorrerá com o pagamento da totalidade do preço acordado pelo comprador, no momento da escritura de compra e venda. Contudo, essa não é a realidade para todas as vendas. Em muito casos, poderá haver uma combinação de acordos que precisarão ocorrer quando a transação em si ocorrer. Se os vendedores forem muito rígidos na flexibilização dos termos do negócio, poderão perder um bom negócio.
3. Seja flexível com o comprador
Quando se trata de vender a sua empresa, é como entregar as chaves do Bentley ao próximo proprietário. Pode causar uma frustração grande e até certa rigidez a alguns empresários. Por exemplo, alguns proprietários de empresas desejam encontrar o comprador certo que seja o mais adequado para a própria empresa e para os seus funcionários e clientes.
Embora não aconselhemos tirar todas as emoções do processo, aconselhamos a ser menos exigente quando se trata avaliar o comprador. Alguns negócios, podem exigir um pouco mais de pesquisa para encontrar o substituto adequado, pois muitos clientes têm um vínculo emocional com o proprietário do negócio e a empresa pode precisar de uma figura semelhante no futuro.
Na maior parte, entretanto, a emoção deve ser amenizada e a decisão deve ser baseada sobretudo nos números. Em geral, isso não é um problema, porque a maioria dos proprietários não têm problema em aceitar a proposta com o valor mais alto para venda das suas empresas. No entanto, existem alguns exemplos em que os vendedores tendem a ser um pouco exigentes com o perfil do comprador.
4. Seja flexível no tempo
Encontrar e negociar com os compradores leva o seu tempo. Finalizar o negócio leva tempo. Seja flexível e paciente durante todo o processo de venda e tudo dará certo.
Normalmente, um processo de venda pode demorar a ser concluído entre 6 e 24 meses do início ao fim. Portanto, não fique nervoso e impaciente durante o processo de venda da sua empresa.
Se a sua empresa possui valor económico e está bem avaliada, há um comprador que certamente desejará comprá-la. É apenas uma questão de tempo e paciência. E
mbora possa não estar pronto para vender a sua empresa hoje ou mesmo neste ano, é melhor iniciar já a preparação para a sua saída oportuna da empresa. Comece agora, prepare-se com antecedência e discuta as opções com um consultor hoje.
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