desde 1996 a criar parcerias de futuro.

Apoios ao Empreendedorismo
21 Jun, 2018

Apoios ao Empreendedorismo no SI2E Mais

Apoios ao empreendedorismo e às empresas no programa SI2E Mais.

O SI2E Mais foi criado para apoiar a criação do próprio emprego e a modernização e expansão de micro e pequenas empresas. Os empreendedores poderão beneficiar de uma taxa de incentivos a fundo perdido (não reembolsável) até 60%.

São elegíveis projetos de empreendedorismo em praticamente todos os setores de atividade. Apenas não são considerados elegíveis os setores da pesca e agricultura (setor primário e secundário), o setor financeiro, e o setor público.

Os apoios ao empreendedorismo são concedidos a projetos que demonstrem ser viáveis economicamente e financeiramente. Os promotores do projeto à data da candidatura deverão ter a empresa constituída. Eventuais licenças ou autorizações para o desenvolvimento da atividade pretendida deverão estar em curso, não sendo obrigatório de que os processos já estejam concluídos à data da candidatura.

Precisa de mais informações? Contacte-nos agora. Prestamos esclarecimentos e efetuamos o enquadramento da sua iniciativa.

Quais os apoios ao empreendedorismo no SI2E Mais?

No SI2E Mais, os apoios ao empreendedorismo contemplam uma taxa de incentivos entre 40% a 60% nos territórios de baixa densidade, e nos restantes territórios entre 30% a 50% do investimento total elegível.

O investimento máximo elegível é de 235 mil euros (CIM e AM – Comunidade intermunicipal e Área metropolitana) e de 100 mil euros (GAL – Grupos de Ação Local). O período de investimento é de 18 meses.

Os incentivos do SI2E na componente FEDER, como referido poderão chegar até 60%, destinam-se a apoiar as seguintes tipologias de custos de investimento:

  • Equipamentos e Softwares;
  • Obras de remodelação ou ampliação (não são elegíveis obras de construção de raiz);
  • Estudos, planos de marketing, projeto de arquitetura, instrumentos de gestão;
  • Marketing digital, publicação de conteúdos e adesões a plataformas digitais;
  • Concepção e registo de marcas e patentes;
  • Material circulante (viaturas relacionadas com a atividade);
  • Participação em feiras e exposições ao nível internacional.

Para além dos apoios na componente FDER, existem ainda no âmbito do SI2E, incentivos ao investimento na componente FSE, que apoiam a comparticipação dos ordenados, na criação do próprio emprego e/ou na contratação de funcionários. O valor do apoio mensal equivale ao valor da IAS durante um período de 9 meses (contratos sem termo), que com majorações poderá ser concedido até 12 meses. Para contratos com termo certo os apoios serão concedidos durante três meses.

Outros Apoios no Portugal 2020

Para além do SI2E, no âmbito do Portugal 2020, o seu projeto de empreendedorismo poderá também ser apoiado pelos seguintes sistemas de incentivos:

Contacte-nos agora para mais informações. Elaboramos o seu projeto e candidatura.

A Mercal possui mais de 23 anos de experiência e mais de 1000 projetos candidatados. Todos os consultores e associados do grupo Mercal têm uma longa experiência, a nível nacional e internacional. A Mercal foi considerada novamente em 2018, como a melhor empresa de consultoria portuguesa por prestigiadas entidades internacionais.

A Mercal faz parte do grupo internacional IMCN e é parceira de entidades importantes como o IAPMEI, AICEP, Turismo de Portugal, Turismo Fundos, entre outros.

Adicione um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *