Metodologia para a Implementação de SIG
A implementação de um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança, assume-se como uma exigência competitiva para as empresas. Sendo considerada a satisfação dos clientes, o ambiente e a segurança dos funcionários.
A Gestão da Qualidade permite assegurar o controle dos processos de forma a assegurar a qualidade do produto ou serviço, satisfazer as necessidades dos clientes, obter ganhos de eficiência. O sistema de gestão da qualidade considera os colaboradores, fornecedores e envolvente da empresa, permitindo desta forma assegurar a obtenção de resultados, em todas as fases do processo, desde a produção ou prestação do serviço até ao serviço pós-venda.
A Gestão Ambiental objetiva a redução dos impactos ambientais devidos às atividades da empresa (resíduos, águas residuais, emissões gasosas, ruído).
A Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) pretende diminuir os riscos de acidentes de trabalho e garantir a proteção dos colaboradores.
A Implementação de um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança traz diversas vantagens para empresa, entre as quais:
- Redução e optimização de custos;
- Envolvimento e motivação dos colaboradores;
- Melhoria das práticas ao nível ambiental e imagem da marca;
- Assegurar a segurança e saúde dos colaboradores;
- Garantir a qualidade do produto/serviço e a satisfação das clientes.
A implementação de um Sistema Integrado de Gestão pode contribuir para o aumento do volume de negócios e do lucro gerado para a empresa.
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Metodologia do Sistema Integrado de Gestão
A metodologia de trabalho da Mercal consiste em acompanhar, orientar e dar todo o apoio, em todos os aspectos relacionados com a implementação do Sistema Integrado de Gestão.
1 – Preparação do Projecto
Nesta fase, são definidos os objetivos, motivos e empenhamento da direcção e dos seus quadros no processo de implementação do sistema integrado.
As actividades a serem desenvolvidas incluem-se a apresentação do projecto à Direção e aos quadros da empresa e uma ação de sensibilização à Qualidade, Ambiente e de Saúde e Segurança a todos os colaboradores.
2 – Análise e Diagnóstico à empresa
Este diagnóstico é efetuado à empresa face às exigências da norma que será aplicada ao Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Higiene e Segurança. Será uma análise SWOT (Análise das forças e das fraquezas, das oportunidades e das ameaças), num contexto das normas.
3 – Construção do Sistema Integrado
Corresponde ao desenvolvimento propriamente dito do sistema integrado.
3.1 – Definição da Missão e da Política da Qualidade, Ambiente e Higiene e Segurança
A razão de ser da empresa deverá ser definida logo no início do projecto, mesmo que mais tarde tenha que ser revista e alterada. É importante definir uma ideia comum e que seja um elemento orientador para todo o desenvolvimento do sistema de gestão da Qualidade, Ambiente e Higiene e Segurança.
3.2 – Criação do Manual de Funções
O manual de funções documenta as principais responsabilidades e autoridades de todas as funções existentes e com impacte no sistema de gestão da qualidade. Serão estabelecidas as ligações entre todas as funções e os requisitos mínimos necessários aos colaboradores em termos de formação, experiência e/ou perfil.
3.3 Implementação dos Processos da Cadeia de Valor
Nesta etapa serão desenvolvidos os processos da cadeia de valor. Os processos da cadeia de valor são aqueles que são direccionados à relação directa com o cliente ao longo do processo de fornecimento.
3.4 – Implementação dos Processos de Suporte ao Negócio
Com esta fase, serão desenvolvidos os processos que sustentam e apoiam os processos definidos anteriormente. Nomeadamente, os processos relacionados com o Marketing, Qualidade, Recursos Humanos, Gestão da Informação, etc.
3.5 – Implementação dos Processos de Gestão do Negócio
Direccionadas aos processos ligados com a Direcção da empresa, ou seja, os processos do planeamento, da gestão financeira, do controlo de gestão, etc.
3.6 – Implementação dos processos de Gestão Ambiental
Caracterização dos processos que sustentam e operacionalizam o sistema de gestão ambiental.
3.7 – Implementação dos processos de planeamento para a identificação de perigos e avaliação e controlo dos riscos ambientais e de saúde e segurança no trabalho
Clarificação dos processos de identificação dos riscos e dos perigos que caracterizam o negócio da empresa.
3.8 – Implementação das operações de Qualidade, Ambiente e Saúde e Segurança
Constituição do modo como os sistemas de ambiente e higiene e segurança operam.
3.9 – Definição dos processos de Verificações e acções correctivas Ambiente e Higiene e Segurança no Trabalho
Estabelecimento do método de controlo e na definição das acções correctivas.
3.9.1 – Elaboração dos Manuais de apoio ao sistema de gestão da qualidade
Após a análise de todos os requisitos das normas, o responsável do projecto da Mercal fará a reunião de toda a documentação desenvolvida.
4 – Implementação do Sistema Integrado de Gestão
Esta fase é muito importante porque constitui uma etapa para criar histórico do funcionamento do sistema. Será evidenciado se o sistema funciona como o que está descrito nos manuais.
5 – Entrega da candidatura do projecto de certificação na Entidade Certificadora
Após a realização duma auditoria global ao sistema de gestão integrado, a empresa estará em condições de entregar o seu processo de certificação do seu sistema à entidade certificadora.
6 – Encerramento do Projecto de implementação do Sistema Integrado de Gestão
Reunião de Avaliação do funcionamento (Fim do Projecto). O responsável do projecto da Mercal fará uma reunião de balanço com a empresa para analisar as consequências da implementação e se os resultados foram atingidos, para o horizonte temporal previamente definido.
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A Mercal faz parte da rede internacional IMCN.
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