desde 1996 a criar parcerias de futuro.

Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança
17 Out, 2018

Metodologia para a Implementação de SIG

A implementação de um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança, assume-se como uma exigência competitiva para as empresas. Sendo considerada a satisfação dos clientes, o ambiente e a segurança dos funcionários.

A Gestão da Qualidade permite assegurar o controle dos processos de forma a assegurar a qualidade do produto ou serviço, satisfazer as necessidades dos clientes, obter ganhos de eficiência. O sistema de gestão da qualidade considera os colaboradores, fornecedores e envolvente da empresa, permitindo desta forma assegurar a obtenção de resultados, em todas as fases do processo, desde a produção ou prestação do serviço até ao serviço pós-venda.

A Gestão Ambiental objetiva a redução dos impactos ambientais devidos às atividades da empresa (resíduos, águas residuais, emissões gasosas, ruído).

A Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) pretende diminuir os riscos de acidentes de trabalho e garantir a proteção dos colaboradores.

A Implementação de um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança traz diversas vantagens para empresa, entre as quais:

  • Redução e optimização de custos;
  • Envolvimento e motivação dos colaboradores;
  • Melhoria das práticas ao nível ambiental e imagem da marca;
  • Assegurar a segurança e saúde dos colaboradores;
  • Garantir a qualidade do produto/serviço e a satisfação das clientes.

A implementação de um Sistema Integrado de Gestão pode contribuir para o aumento do volume de negócios e do lucro gerado para a empresa.

Precisa de mais informações? Contacte-nos agora. Enviamos a nossa proposta para a implementação do Sistema Integrado de Gestão em 24 horas.

Metodologia do Sistema Integrado de Gestão

A metodologia de trabalho da Mercal consiste em acompanhar, orientar e dar todo o apoio, em todos os aspectos relacionados com a implementação do Sistema Integrado de Gestão.

1 – Preparação do Projecto

Nesta fase, são definidos os objetivos, motivos e empenhamento da direcção e dos seus quadros no processo de implementação do sistema integrado.
As actividades a serem desenvolvidas incluem-se a apresentação do projecto à Direção e aos quadros da empresa e uma ação de sensibilização à Qualidade, Ambiente e de Saúde e Segurança a todos os colaboradores.

2 – Análise e Diagnóstico à empresa

Este diagnóstico é efetuado à empresa face às exigências da norma que será aplicada ao Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Higiene e Segurança. Será uma análise SWOT (Análise das forças e das fraquezas, das oportunidades e das ameaças), num contexto das normas.

3 – Construção do Sistema Integrado

Corresponde ao desenvolvimento propriamente dito do sistema integrado.

3.1 – Definição da Missão e da Política da Qualidade, Ambiente e Higiene e Segurança

A razão de ser da empresa deverá ser definida logo no início do projecto, mesmo que mais tarde tenha que ser revista e alterada. É importante definir uma ideia comum e que seja um elemento orientador para todo o desenvolvimento do sistema de gestão da Qualidade, Ambiente e Higiene e Segurança.

3.2 – Criação do Manual de Funções

O manual de funções documenta as principais responsabilidades e autoridades de todas as funções existentes e com impacte no sistema de gestão da qualidade. Serão estabelecidas as ligações entre todas as funções e os requisitos mínimos necessários aos colaboradores em termos de formação, experiência e/ou perfil.

3.3 Implementação dos Processos da Cadeia de Valor

Nesta etapa serão desenvolvidos os processos da cadeia de valor. Os processos da cadeia de valor são aqueles que são direccionados à relação directa com o cliente ao longo do processo de fornecimento.

3.4 – Implementação dos Processos de Suporte ao Negócio

Com esta fase, serão desenvolvidos os processos que sustentam e apoiam os processos definidos anteriormente. Nomeadamente, os processos relacionados com o Marketing, Qualidade, Recursos Humanos, Gestão da Informação, etc.

3.5 – Implementação dos Processos de Gestão do Negócio

Direccionadas aos processos ligados com a Direcção da empresa, ou seja, os processos do planeamento, da gestão financeira, do controlo de gestão, etc.

3.6 – Implementação dos processos de Gestão Ambiental

Caracterização dos processos que sustentam e operacionalizam o sistema de gestão ambiental.

3.7 – Implementação dos processos de planeamento para a identificação de perigos e avaliação e controlo dos riscos ambientais e de saúde e segurança no trabalho

Clarificação dos processos de identificação dos riscos e dos perigos que caracterizam o negócio da empresa.

3.8 – Implementação das operações de Qualidade, Ambiente e Saúde e Segurança

Constituição do modo como os sistemas de ambiente e higiene e segurança operam.

3.9 – Definição dos processos de Verificações e acções correctivas Ambiente e Higiene e Segurança no Trabalho

Estabelecimento do método de controlo e na definição das acções correctivas.

3.9.1 – Elaboração dos Manuais de apoio ao sistema de gestão da qualidade

Após a análise de todos os requisitos das normas, o responsável do projecto da Mercal fará a reunião de toda a documentação desenvolvida.

4 – Implementação do Sistema Integrado de Gestão

Esta fase é muito importante porque constitui uma etapa para criar histórico do funcionamento do sistema. Será evidenciado se o sistema funciona como o que está descrito nos manuais.

5 – Entrega da candidatura do projecto de certificação na Entidade Certificadora

Após a realização duma auditoria global ao sistema de gestão integrado, a empresa estará em condições de entregar o seu processo de certificação do seu sistema à entidade certificadora.

6 – Encerramento do Projecto de implementação do Sistema Integrado de Gestão

Reunião de Avaliação do funcionamento (Fim do Projecto). O responsável do projecto da Mercal fará uma reunião de balanço com a empresa para analisar as consequências da implementação e se os resultados foram atingidos, para o horizonte temporal previamente definido.

Contacte-nos agora para mais informações. Enviamos a nossa proposta sem compromisso. Garanta o sucesso na implementação do Sistema Integrado de Gestão na sua empresa.

A Mercal faz parte da rede internacional IMCN.

Adicione um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

✅ Translate | 16 Languages