desde 1996 a criar parcerias de futuro.

Turismo Rural em Portugal
05 Nov, 2018

Evolução e Apoios ao Turismo Rural

O Turismo Rural em Portugal registou um substancial crescimento em 2017, tem sido uma atividade que tem registado um elevado crescimento e com excelentes perspetivas futuras.

O Turismo Rural em Portugal possui um papel importante na economia nacional, regional e local não só pela sua capacidade de “exportação cá dentro” e dinamização das economias. Como também pela criação de emprego, promoção da sustentabilidade, gerando de forma indireta receitas e o crescimento de outros setores de atividade que beneficiam do Turismo.

Em 2017, a oferta global de unidades de alojamento teve um aumento de 5,8%. Regista-se assim no ano referido, uma oferta de 5.840 unidades de alojamento turístico em atividade, com uma capacidade total de 402,8 mil camas.
É de destacar o peso do Turismo Rural no crescimento da atividade, sendo que se considerarmos apenas as unidades de Turismo em Espaço Rural e Turismo de Habitação verifica-se em 2017 um aumento de cerca de 10%. Em 2017, existiam 1419 unidades de alojamento em espaço rural.

Crescimento na procura por Turismo Rural

Ao nível da procura, no panorama do turismo nacional, o Alojamento Local foi o que registou o maior aumento. Registando 3,4 milhões de hóspedes e 8 milhões de dormidas. O que se traduziu num crescimento de 28,8% e de 26,7%, concretamente.

As unidades de alojamento turístico nacionais registaram em 2017, 24,1 milhões de hóspedes, um crescimento de 12,9% face a 2016. As dormidas aumentaram 11% para 65,8 milhões, o que provocou um aumento de 18.6% nas receitas face a 2016. O que são números impressionantes se considerarmos que em 2016 já tinha sido também registado um aumento de 18%.

Principais Mercados Emissores

O maior mercado emissor de Turista para Portugal continua a ser o Reino Unido, que registou um aumento de 2,8%. O mercado Alemão enquanto emissor foi o que registou um maior aumento, em 11,3% de dormidas. Já o mercado francês e espanhol registaram um crescimento de 5% e de 7%.

Em 2017, de acordo com os dados da Organização Mundial do Turismo, ocorreu uma grande crescimento a nível mundial do Turismo. Tendo gerado uma aumento de cerca de 7% ao nível da procura.

Turismo Rural em Portugal: Conceitos

O Turismo em Espaço Rural, como o próprio nome indica, está relacionado com a oferta de atividade turística, alojamento, animação turística e eventos, em destino rurais. A esta atividade encontra-se intimamente ligada as tradições, a paisagem rural ou a agricultura.

As unidades alojamento de turismo em espaço rural, por norma, os seus edifícios incorporam os traços arquitetónicos e os materiais construtivos intrínsecos da região. O Turismo Rural está também associado ao Turismo Sustentável. Uma vez que a atividade turística nos destinos rurais pretende também apoiar no desenvolvimento económico da região e a preservação das tradições e do património cultural, arquitetónico e ambiental.

O Turismo Rural em Portugal é lhe reconhecida mundialmente a sua capacidade de bem receber e acolher os turistas. Não só ao nível das unidades de alojamento, como também por parte da comunidade local que é considerada como hospitaleira.

Pretende desenvolver um projeto de Turismo Rural? Contacte-nos agora para mais informações. Prestamos todo o apoio especializado ao seu projeto.

Classificação dos Empreendimentos Turísticos em Espaço Rural

Para além das classificações TER (Turismo em Espaço Rural) emitidas pela entidade Turismo de Portugal, as unidades de alojamento poderão também ser classificadas de Alojamento Local. O Alojamento Local poderá também estar relacionado com a atividade de turismo em espaço rural. A classificação e o licenciamento é efetuado pela respetiva entidade camarária.

No que diz às classificações TER efetuadas pela Turismo de Portugal, encontram-se descritas em seguida.

  1. Casa de Campo

Podem ser consideradas casas de campo, imóveis que se encontre localizados em aldeias ou locais rurais, que prestam alojamento a turistas. E que obedeçam à arquitetura tradicional da região.

  1. Turismo de Aldeia

Designa-se por Turismo de Aldeia um conjunto igual ou superior a cinco casas de campos, situadas na mesma localidade ou na proximidade. Desde que sejam exploradas pela mesma empresa.

  1. Agroturismo

Considera-se a possível classificação de Agroturismo, quando se tratam de imóveis que se encontrem inseridos em explorações agrícolas que prestem serviços de alojamento a turistas. E que desenvolvam atividades de animação relacionadas com a prática agrícola.

  1. Hotel Rural

Considera-se Hotéis Rurais, Hotéis que se localizem em espaços rurais, cuja sua arquitetura seja de acordo com as caraterísticas locais. Podendo se tratar da construção de um novo edifício ou da reabilitação de imóveis existentes.

  1. Turismo de Habitação

Os establecimentos de Turismo de Habitação possuem a caraterística de apresentar um elevado nível de qualidade. Porque os imóveis têm interesse a nível do património histórico e cultural.

Os imóveis são de grande dimensão, possuem história, e possuem um cariz familiar, onde os proprietários encontram-se também a residir.

Turismo Rural em Portugal: Requisitos

Como obter apoios financeiros para a constituição de uma unidade de alojamento de Turismo Rural em Portugal?

Numa primeira fase deverá proceder às seguintes etapas:

  • Realizar o estudo de viabilidade e o plano de negócios

A elaboração do plano de negócios e o estudo de viabilidade poderão ser efetuados numa fase previa, e/ou em paralelo com a elaboração do projeto de arquitetura e orçamentação dos custos, tendo como principais objetivos:

  • Suportar uma candidatura aos sistemas de incentivos do Portugal 2020 e/ou Turismo de Portugal; ou a obtenção de financiamento junto de uma entidade bancária;
  • Efetuar o diagnóstico de análise de mercado e estratégico, de forma definir o posicionamento, plano de ações e respetivo estudo de viabilidade para o projeto de investimento. Para vir a cumprir com os seguintes objetivos: Suportar a decisão quanto ao modelo de negócio; opção estratégica e de investimento; Garantir a viabilidade do projeto; e Suportar o processo de criação e obtenção do licenciamento.
• Entrar em contacto com a entidade camarária e o Turismo de Portugal

É importante que comunique à entidade camarária respetiva, sobre a sua intenção e o seu projeto. Verificar as necessidades ao nível do licenciamento e acerca do projeto de arquitetura, caso o mesmo seja exigido. Apenas no caso de pretender efetuar a classificação numas das categorias TER, deverá contactar também com a Turismo de Portugal. De forma a verificar os requisitos e o processo para a classificação desejada.

• Projeto de arquitetura

Será necessário que solicite a elaboração de um projeto de arquitetura para o vosso projeto (é obrigatório caso se tratem de obras exteriores).

• Estimar os custos de investimento

Após a conclusão das etapas anteriores, será necessário que solicite orçamentos para estimar os investimentos pretendidos.

Comece a prepara atempadamente o seu projeto e garanta o sucesso da sua iniciativa.

Apoios ao Turismo Rural em Portugal

Conheça em baixos algumas das linhas de apoio existentes que poderão financiar o seu projeto de turismo rural:

Saiba mais sobre os apoios ao Turismo em 2019.

Precisa de mais informações? Contacte-nos agora.

Elaboramos o seu projeto e candidatura. Prestamos assistência técnica aos projetos de investimento.

Conheça os nossos serviços de Consultoria de Turismo e Consultoria Hoteleira.

A Mercal faz parte da rede internacional IMCN e é parceira importante de entidades como o Turismo de Portugal, Turismo Fundos, IAPMEI, AICEP, entre outros.

Adicione um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *