6 PASSOS PARA VENDER
Vender uma empresa não é um processo fácil, é uma operação complexa e demorada. Embora o processo de venda de cada empresa seja único, existem fundamentos similares e etapas estabelecidas que poderá seguir para fechar o negócio com sucesso. Quanto mais preparado estiver, maior será a probabilidade de maximizar os lucros. É ideal deixar a sua empresa pronta para a venda com um ou dois anos de antecedência antes da transação ocorrer. Isso permitirá que coloque a empresa em ordem e obtenha o preço mais alto possível.
Vender o seu negócio pelo valor máximo dependerá de uma série de fatores, incluindo o momento da venda e o motivo pelo qual está a vender a empresa. Neste, artigo descrevemos 6 etapas para ajudá-lo a navegar no processo de venda e a ter sucesso.
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PASSO 1: OBTER UMA AVALIAÇÃO PROFISSIONAL
Avaliar uma empresa nem sempre é um processo direto; pode precisar do serviço de uma empresa de avaliação para determinar o valor real de mercado da sua empresa. Além disso, contratar uma consultora credível para avaliar a sua empresa aumentará a credibilidade no valor de venda solicitado.
Para avaliação da empresa são considerados diversos métodos de avaliação. Contudo, tenha em consideração que deverá ter uma expectativa realista e flexibilidade para puder negociar pois o valor de avaliação será um valor meramente de referência.
É importante referir que apresentar apenas a avaliação da empresa a investidores potencialmente interessados, poderá não ser suficiente. Importa também apresentar aos compradores um plano para o negócio.
PASSO 2: ORGANIZE AS FINANÇAS DA EMPRESA
Na situação atual de mercado, os investidores estão procurando comprar negócios que não só sejam lucrativos, mas também tenham viabilidade de longo prazo. Muitos necessitam de tempo para analisar todos os aspetos antes de apresentarem as suas propostas. Os compradores experientes levarão em consideração tudo, por isso é importante colocar em ordem a empresa antes de a colocar para venda.
É importante que reveja as suas demonstrações financeiras e IES dos últimos 3 a 5 anos.
Crie uma lista do stock e equipamentos que deseja vender com a empresa, incluindo propriedade intelectual e ativos intangíveis.
Deverá fornecer também informações sobre como a empresa é gerida ou apresentar aos compradores potenciais um manual de operação/procedimento para ajudá-los a entender como conduz os seus negócios, pois os compradores estão procurando operações chave na mão.
Certifique-se de que todos os documentos sejam organizados e apresentados de uma forma que seja útil para os compradores.
Não deverá omitir nenhuma informação importante; precisa ser o mais transparente possível para que os compradores saibam o que estão recebendo. Isso poupará muito tempo e dores de cabeça futuras, além de apresentar uma história consistente e unificada do histórico e futuro da empresa.
PASSO 3: AUMENTE AS VENDAS
Empresas com fluxos de rendimento saudáveis e múltiplas fontes de receita são atraentes; portanto, precisa melhorar o desempenho geral da sua empresa para maximizar os lucros e, por fim, o valor do seu negócio.
A maioria dos compradores analisa os registos de vendas e o lucro bruto (EBITDA) para determinar a viabilidade de um negócio. Eles desejam empresas com crescimento de vendas ano após ano de 30% ou mais, o que indica que os compradores estão procurando adquirir negócios que estão prosperando, não sobrevivendo.
Os compradores experientes também perguntarão sobre os contratos em vigor e se esses contratos são transferíveis. Eles avaliarão o potencial futuro dos seus fluxos de receita, identificando oportunidades de receita recorrentes. Algo que poderá ser menos atrativo para um potencial comprado é uma empresa com poucos clientes. Uma fonte significativa de faturação será perdida se algum desses clientes sair, então muitos compradores levam em consideração o número de clientes que uma empresa tem, ao negociar.
Para tornar a sua empresa mais atraente para os compradores, precisa aumentar as suas vendas e diversificar a sua base de clientes, se necessário. Uma base de clientes diversificada, várias fontes de receita e uma equipa de gestão robusta ajudarão a aumentar o valor do seu negócio.
PASSO 4: TEMPO DE SAÍDA
Os empresários devem planear a sua saída com um ou dois anos de antecedência. Estar preparado também o ajudará a colocar a empresa organizada e em ordem, incluindo melhorar as suas vendas, registos financeiros e a base de clientes, o que tornará o seu negócio mais atraente para os investidores.
Deverá querer vender o seu negócio quando a atividade está numa boa fase. Os compradores desejam adquirir um negócio lucrativo e em crescimento. Com exceção para os anos do Covid-19, que uma vez que se tratou de um acontecimento global e imprevisto, a maior dos investidores está a “riscar” 2020, não tendo esse ano em consideração na sua análise. Os mercados mudam o tempo todo; é da sua responsabilidade manter-se atualizado com as tendências atuais para que possa vender a sua empresa como líder do seu setor.
Não espere até que ocorra um desastre para tentar vender o seu negócio. Se permitir que isso aconteça, o valor da sua empresa ficará “esgotado” ou resultará numa perda potencialmente significativa. A melhor hora para vender uma empresa é quando ela está em boa forma financeira.
O pior erro que pode cometer é não ter uma estratégia de saída. Se deseja obter o valor máximo para a sua empresa, estabeleça uma estratégia de saída agora, antes que uma situação imprevista o force a vender.
PASSO 5: CONTRATE UMA CONSULTORA DE VENDA DE EMPRESAS
Uma consultora qualificada e credível na área de M&A, especializada em venda de empresas (sell-side), poderá ser o seu melhor aliado no processo de avaliação e venda da sua empresa. Os corretores de empresas são o melhor paceiro para obter o melhor valor para a sua empresa e encontrar o comprador ideal. Uma consultora de M&A pode ajudá-lo com o seguinte:
- Avaliação, negociação e due diligence de empresas;
- Condução do processo salvaguardando a confidencialidade;
- Ajudando a conduzir a devida diligência do lado do vendedor para garantir um fecho bem-sucedido;
- Investimento em Marketing e Comunicação para encontrar interessados na compra da sua empresa. Promoção da sua empresa em vários mercados para aumentar o número de compradores interessados e obter o melhor preço possível;
- A negociar termos favoráveis na venda e defendo os seus interesses;
- Outro dever importante de um corretor é examinar os compradores em potencial e garantir a confidencialidade do processo;
- Uma das partes mais difíceis do processo de venda é realizar a devida diligência. É aí que a maioria dos negócios fracassa. Mais de 50% das negociações desmoronam durante o processo de due diligence. Um bom corretor irá controlar o processo e orientá-lo durante todo o processo para que você possa apenas se concentrar na gestão dos seus negócios.
ETAPA 6: QUALIFICAR COMPRADORES POTENCIAIS
A maioria das novas aquisições de empresas são financiadas em parte por credores terceiros. E uma das razões pelas quais muitas transações fracassam é porque os compradores não conseguem garantir os empréstimos após entrar em um acordo com os vendedores.
Portanto, é importante pré-qualificar os investidores antes de se envolver com eles. Há muitos aspetos que precisa considerar antes de acordar uma transação com um comprador, incluindo fazer as seguintes perguntas:
O investidor garantiu financiamento ou possui o capital necessário? Peça aos compradores potenciais para apresentarem demonstrações financeiras mostrando que eles têm recursos e meios suficientes para financiar o pagamento inicial.
O comprador é capaz de gerir o negócio e tem experiência? Embora a falta de experiência não deva ser um desqualificador, a maioria dos compradores qualificados são especialistas no setor em que o negócio está inserido.
O comprador tem um prazo razoável? Pergunte aos interessados se eles estão prontos para comprar imediatamente ou se ainda estão a meses de fazer uma oferta.
Essas etapas não são necessariamente complexas, mas se não forem abordadas, gastará tempo e recursos valiosos negociando com compradores não qualificados, aumentando as chances de fuga de informações antes da venda.
A sua empresa pode ser o seu ativo mais valioso, e construir uma empresa de sucesso pode levar anos de esforço. Se está pensando em vender a sua empresa no futuro, este guia abrangente pode ajudá-lo a tomar uma decisão informada e maximizar a recompensa obtida com venda bem-sucedida da empresa.
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