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Venda da Empresa
26 Set, 2016

Venda da Empresa

Será necessário a Venda da Empresa?

A avaliação é fundamental para a Venda da Empresa?

Sabe quanto vale a sua empresa? Como poderá valorizá-la no futuro? 

Na atualidade os empresários desconhecem o valor real da sua empresa nem as perspetivas possíveis que existem para a sua rápida valorização. Assim como desconhecem como vender uma empresa.

Existem inúmeros fatores que influenciam o processo na venda de empresa.

Normalmente os empresários desenvolvem uma relação emocional muito forte com os seus próprios negócios, e na venda da empresa, e não sabem como vender uma empresa. É  como se eles fossem parte única das suas próprias vidas. O que apesar de compreensível tem consequências negativas chegada a altura de vender uma empresa.

Já os compradores encaram a aquisição de uma empresa com muita objetividade. Pretendem fazer pesar na avaliação o seu desempenho económico e financeiro e os dos mercados em que atua.

Por esta razão é fundamental as empresas recorrerem a consultores especializados para ajudar na venda da empresa, e avaliar a sua empresa ou negócio.

Têm sido inúmeros os métodos recomendados pelos autores para se proceder à avaliação de empresas. Mas a maioria deles são questionados em termos de sua oportunidade, rigor e objetividade.

Daí que é normal os consultores recorrerem a uma análise o mais cuidada e objetiva quanto possível.  Elaboram os adequados estudos técnicos. Esses estudos contribuem para avaliar os possíveis cenários de desenvolvimento futuro para a empresa. Assim como da linhas gerais de atuação estratégica.

É normal assim que uma consultora especializada inicie a avaliação com um levantamento de dados gerais sobre a empresa, dos negócios e da sua envolvente. Efetuando-se uma breve auditoria objetiva.

Em seguida, realizam-se os estudos financeiros e projeções necessárias para avaliar corretamente a empresa recorrendo-se ao uso simultâneo de várias técnicas. Como forma de se conciliarem e de se obter um valor mais correto e aproximado para o negócio.

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Venda da Empresa: Métodos de Avaliação

Como se processa a Venda da Empresa e como definir valores?

Dentro das técnicas mais utilizadas para avaliar empresas ou marcas surge indiscutivelmente o método dos cash – flows descontados como o mais aceite.

É sempre importante considerar a empresa dentro do contexto do seu sector de atividade e fazer uma simulação de resultados.  Com efeito na prática utilizam-se pelo menos três cenários: otimista, mais provável e pessimista.

Recordamos que, por este método, a empresa é avaliada da seguinte maneira: Primeiro, efetuamos uma previsão para os cash-flows gerados pela empresa num período que normalmente se situa à volta dos 10 anos.

Em segundo lugar vamos determinar o custo de oportunidade de capital apropriado. Tendo este que vir a refletir tanto o valor temporal do dinheiro como o risco associado ao negócio e por conseguinte à empresa.

Em terceiro, utilizamos este custo de oportunidade do capital para descontar os cash – flows futuros gerados pela empresa (a soma dos cash – flows descontados chama-se o valor atual). E, finalmente, calcula-se o valor da empresa na altura da avaliação.

Para a utilização deste método torna-se necessário conhecer as formas e condições para a venda da empresa, a estrutura de custos e o sistema de distribuição da empresa em análise. Para melhor determinação das receitas de vendas bem como dos custos associados em as gerar, ou seja das suas despesas operacionais.

A análise cuidada e rigorosa deste conjunto de fatores permite-nos uma melhor determinação dos fluxos financeiros da empresa e por conseguinte do seu valor.

Outros Métodos para a Avaliação de Empresa

Num contexto diferente, usam-se opções reais para empresas endividadas ou com recursos naturais ou com informações limitadas. Este método nem sempre é aceite ou compreendido. Mas permite ao avaliador a sua comparação com os resultados obtidos através do método dos Cash – Flows Descontados.

Em Portugal os multiplicadores do EBIT ou EBITDA são de muito difícil adoção. Por outro lado é difícil o acesso em tempo útil a informações e dados estatísticos sectoriais. Assim, é comum, aconselhável a utilização destes multiplicadores apenas como referência.

Outro método adotado sempre que a situação o permite é o do valor da cotação das ações.

Além dos dados calculados através dos diversos métodos é importante avaliar eventuais sinergias existentes entre o comprador e vendedor. Para que a mesma possa melhorar a avaliação no sentido de trazer um maior êxito para a venda da empresa.

No entanto, raramente se consegue quantificar diversos fatores subjetivos entre a compra e a venda da empresa. Mas é importante para que o resultado de uma avaliação e a consequente negociação entre as partes seja eficaz.

A Mercal possui uma metodologia que tenta harmonizar todos os atuais métodos existentes.  A Mercal pode ajudá-lo em todo o processo de compra e venda de uma empresa.

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Somos especialistas em Fusões e Aquisições. A Mercal integra a rede internacional IMCN, tendo sido considerada a melhor consultora portuguesa em 2017, 2016, 2015 e 2014.

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