desde 1996 a criar parcerias de futuro.

Vender empresa com dívidas
25 Fev, 2021

Vender com dívidas?

Vender empresa com dívidas: é possível?   Muitas vezes, os proprietários de empresas não consideram o passivo existente na hora de vender as suas empresas. O que acontece com a dívida da sua empresa quando a vende? Os compradores assumirão a dívida?  E se a sua dívida “espantar” os compradores em potencial?

Se está a preparar a venda da sua empresa para os próximos anos, qualquer dívida existente ou qualquer nova dívida que assumir criará risco para a sua empresa. Um aumento no risco pode levar a uma diminuição no valor do negócio. A dívida afeta o valor da empresa.  Os investidores que entendem totalmente a estrutura de capital e como a dívida afeta negativamente o valor do negócio incorporarão a dívida ao valor que oferecem ao vendedor.

Caso necessite de ajuda, saiba mais acerca dos nossos serviços de Avaliação de Empresas e Venda de Empresas.

Realizar uma avaliação da dívida

Antes de considerar como a dívida da empresa será paga com a venda da sua empresa, deve primeiro analisar o estado da dívida atual. Essencialmente, deve realizar uma avaliação de risco da dívida. Para fazer isso, pode efetuar a si as seguintes questões:

  • Quantos meses ou anos faltam para pagar os empréstimos existentes?
  • Os empréstimos, linhas de crédito ou cartões de crédito estão em nome da sua empresa ou em seu nome?
  • Quais as garantias existentes?
  • O valor em dívida dos equipamentos é superior ao valor atual dos equipamentos?
  • A sua dívida é exorbitante ou excessivamente alta?
  • O montante da dívida poderá assustar os potenciais compradores?
  • A faturação da sua empresa não é suficiente para cobrir as despesas do negócio, ou existem problemas de gestão?
  • Conseguiria pagar a dívida sem necessitar de vender a sua empresa ou os seus ativos?

Quanto mais alta for a sua dívida, maior será o risco da sua empresa, porque a sua empresa precisa de libertar meios suficientes para fazer face aos passivos.  Isso coloca stress e pressão sobre os seus negócios e aumenta as suas responsabilidades. Passivos excessivos podem indicar falta de lucratividade do negócio. Como resultado, os compradores podem ficar reticentes em comprar a sua empresa ou podem analisar em detalhe a dívida e desistir da compra. Afinal, quem quer assumir dívidas em compras de stock que a empresa fez há três anos ou em equipamentos que têm dez anos? Portanto, deve saber o que pretende fazer com a dívida se estiver a pensar em vender o seu negócio.

Recomendações ao vender empresa com dívidas

O que pode fazer com as dívidas quando vende uma empresa?

Saldar dívidas antes de vender

Se a sua empresa está “afogada em dívidas”, talvez seja necessário reduzir o passivo primeiro antes de tentar vender a empresa. Certifique-se de que não haja ónus sobre o equipamento que está incluindo na venda de ativos e certifique-se de não pagar nenhum empréstimo pessoal por meio da sua empresa. Os compradores não vão querer assumir essas dívidas.

Faça com que os compradores assumam as dívidas

Se a dívida se limita a empréstimos em equipamentos, máquinas, stock, entre outros, os compradores podem concordar em assumir a dívida quando comprarem a sua empresa. No entanto, caso seja o fiador pessoal dos empréstimos, a divida não poderá ser transferida para o comprador da empresa.

Saldar a dívida com a venda da empresa

Se os compradores não poderem ou não quiserem assumir a dívida da empresa, poderá ter de utilizar o valor recebido pela transação para pagar as dívidas. Essa situação ficará definida no contrato de compra e venda da empresa.

Concluindo, a dívida da empresa pode afeta o valor de venda da sua empresa. Portanto, se está a pensar vender a sua empresa nos próximos anos, deve considerar o risco envolvido em contrair mais dívidas. Caso pretenda venda agora a sua empresa com dívidas existentes, dependendo do valor do passivo, é possível, contudo vai fazer diminuir o valor da transação. As dívidas serão deduzidas ao valor económico da empresa, ou no caso de os investidores pretenderem comprar a empresa sem dívidas, terá de assumir o pagamento das mesmas.

Para tornar a sua empresa mais atrativa, é necessário diminuir o risco. Para diminuir o risco, precisa de amortizar o passivo da empresa. 

Contacte-nos

Caso necessite de ajuda, saiba mais acerca dos nossos serviços de Avaliação de empresa e Venda de Empresas. Asseguramos todas as etapas do processo e a total confidencialidade. Avaliamos e Vendemos a nível internacional.

A Mercal faz parte da rede internacional IMCN. 

Adicione um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *