desde 1996 a criar parcerias de futuro.

Vender Empresa
26 Out, 2020

Vender empresa no COVID?

Há uma série de questões a serem consideradas e perguntas a serem respondidas para ajudar os empresários a determinar quando é o momento certo para vender empresa.

Existe um ditado popular acerca dos planos mais bem elaborados que muitas vezes se perdem. Muitos empresários estão a experienciar o descarrilamento dos planos previstos para 2020, num ano sem precedentes e completamente imprevisível.

Iniciar o processo de venda da empresa em 2020

Se já tomou a decisão de vender a sua empresa compreenda qual a sua motivação. Pretende reformar-se? Tem um problema de saúde que o impossibilita continuar a gerir a empresa? Não tem sucessores, ou pretende investir noutra atividade?

Caso a sua resposta seja afirmativa a uma das questões colocadas, 2020 é o melhor ano para começar já o processo de venda da sua empresa.

Saiba que apesar de 2020 ser um ano que poderá ter afetado os resultados da sua empresa, derivado da pandemia do covid-19, não deverá adiar a sua decisão. Face à imprevisibilidade deste acontecimento, ao caráter incomum e à afetação geral das empresas, muitos dos investidores na análise dos negócios não estão considerar nas suas avaliações o ano de 2020.

Conheça também que normalmente, dependendo da situação da empresa e do setor de mercado, mas em média a venda de uma empresa, ao contrário do que acontece no setor imobiliário que é muito mais dinâmico por diversos motivos, poderá demorar entre seis meses a dois anos.

Venda de Empresas em 2020

Não espere por 2021, 2020 é o ano ideal para começar já a preparar a sua empresa para venda. Peça primeiramente uma avaliação completa da sua empresa, de forma a conhecer a situação da empresa, o valor atual da empresa, e recomendações/objetivos para valorizar a sua empresa e atingir o valor pretendido.

Lembre-se sempre que a última palavra é sua, a venda só acontece caso aceite a proposta de aquisição feita pelo investidor. Saiba que é normal que a primeira proposta seja a pior, e que este processo exige paciência e negociação para se conseguir chegar a um acordo que garanta os interesses de ambas as partes.

Vender empresa em 2020, prejudicaria – ou ajudaria – o valor da sua empresa?

Para responder à questão se vender empresa em 2020 ajudaria ou prejudicaria o valor da sua empresa, importa destacar os seguintes fatores:

  1. Tratando-se o Covid-19 de um acontecimento internacional invulgar, inesperado e generalizado, muitos investidores não estão a avaliar 2020. Estão a riscar da sua análise esse ano, dessa forma a sua empresa poderá não ser prejudicada.
  2. O processo de Venda como referido pode levar até dois anos a ser concluído. Por isso quanto mais cedo iniciar melhor, pelo facto também de beneficiar do acompanhamento e avaliação da sua empresa compreendendo de que forma poderá continuar a valorizar a sua empresa.
  3. O processo de venda não é uma “corrida de 50 metros”. Ou seja por iniciar já o processo de venda, não significa que tenha que aceitar a primeira proposta de aquisição que lhe surgir. A não ser que tenha urgência por motivos de saúde, por exemplo. Mesmo que a primeira proposta seja abaixo da sua espectativa, esteja disposto a negociar e poderá eventualmente conseguir chegar a valores mais interessantes para si.
  4. O valor de avaliação atual da sua empresa, poderá ser diferente do valor de avaliação futuro. Quando iniciado o processo de venda com a Mercal, a sua empresa será reavaliada ao longo do processo. E dessa forma o valor irá sendo atualizado. Tenha atenção também que o valor de avaliação poderá não ser o valor de aquisição. O valor de avaliação é o valor de referência para efeitos de negociação com os potenciais interessados.

Contacte-nos

Se após a leitura dos pontos descritos anteriormente, continua com dúvidas, sugerimos numa primeira fase efetuar uma avaliação completa da sua empresa. De forma a perceber o valor atual, potencial de valorização e eventuais medidas que poderá aplicar para aumentar o valor da mesma. Efetuando reavaliações esporádicas à sua empresa, facilitará o acompanhamento e a concretização dos objetivos de avaliação pretendidos.

Caso necessite de ajuda, saiba mais acerca dos nossos serviços de Avaliação de empresa eVenda de Empresas. Asseguramos todas as etapas do processo e a total confidencialidade. Avaliamos e Vendemos a nível internacional.

A Mercal faz parte da rede internacional IMCN.

Adicione um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

✅ 16 Languages/16 idiomas